UFC apresenta equipamentos e pesquisas com hidrogênio verde para empresa francesa Total Energies

A Universidade Federal do Ceará deu mais passos importantes para o avanço das pesquisas com o hidrogênio verde. A tecnologia tem sido ponto de foco para a Universidade, inclusive com a iniciativa de criação de um hub voltado ao estudo do combustível, considerado peça fundamental para a transição energética do mundo.

Em agosto deste ano, a UFC recebeu visita de representantes da Total Energies, grupo empresarial do setor petroquímico e energético com sede em Paris, na França. O encontro, motivado pelo interesse no hidrogênio verde, foi realizado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, equipamento da UFC instalado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e voltado à convergência entre a academia e o setor industrial.

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, liderou a apresentação das estruturas de pesquisa sobre hidrogênio verde na UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Recebidos pela administração superior e por pesquisadores da UFC, a equipe da Total Energies foi apresentada à estrutura de trabalho do Condomínio, que hoje já agrega empresas e representantes da indústria, ao Parque Tecnológico (PARTEC) e à cadeia de laboratórios da Universidade, nos quais as pesquisas com o hidrogênio verde são atualmente desenvolvidas.

Para o Prof. Fernando Nunes, presidente do PARTEC, foi cumprido um importante papel na apresentação dos equipamentos da UFC à empresa, uma vez que há o objetivo de atrair investimento para a criação do hub que servirá como centro de pesquisas para o hidrogênio verde. A ideia é que o equipamento seja um open lab, permitindo o encontro de diferentes pesquisas desenvolvidas na Instituição.

Abre-se a universidade para a empresa, através do centro de pesquisa, e a partir daí eles podem ir direcionando as pesquisas que são do interesse da Total Energies, principalmente na área de energia offshore, que é o que estão querendo focar no momento”, projetou o Prof. Fernando Nunes.

Ao apresentar todo o complexo de inovação e empreendedorismo da UFC, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, ressaltou o potencial que a Instituição tem de caminhar lado a lado com o setor industrial. "Vamos pegar as boas ideias da Total Energies e conectar com as boas ideias dos nossos pesquisadores", afirmou.

Imagem: O pró-reitor da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque, destacou o potencial de parcerias entre a academia e a indústria (Foto: Ribamar Neto/UFC)

PROJETOS – A Total Energies teve também oportunidade de conhecer, durante a visita, projetos desenvolvidos em diferentes laboratórios da Universidade, apresentados pelos próprios pesquisadores. Para o Prof. Murilo Luna, do Departamento de Engenharia Química, essa é uma oportunidade de oferecer retorno à sociedade sobre o desenvolvimento de tecnologias viáveis para o futuro.

“A UFC tem muita infraestrutura que dá pra ser aproveitada nos estudos do desenvolvimento do hidrogênio verde. Temos equipamentos de ponta, gente capacitada que pode trabalhar nesses projetos e nessa relação de desenvolvimento desse novo produto”, pontuou.

Entre os projetos citados pelo professor estão a produção de hidrogênio verde a partir da eletrólise microbiana, com aproveitamento de resíduos; projetos para aprimorar o armazenamento de hidrogênio e simulação molecular para facilitar o entendimento sobre o comportamento desse produto.