UFC Virtual: Primeira dissertação é sobre realidade aumentada para ensino de geometria

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional, vinculado ao Instituto UFC Virtual, teve sua primeira defesa de mestrado realizada no dia 28 de junho, com o trabalho "Contribuições da realidade aumentada mediada pela metodologia Sequência Fedathi para a aprendizagem de geometria espacial".

De autoria de Fredson Rodrigues Soares, professor da rede municipal de ensino do município de Palhano, no interior do Ceará, a pesquisa aborda o uso de objetos virtuais como ferramentas de aprendizagem em sala de aula.

Imagem: Fredson Rodrigues apresentando o trabalho com telão ao fundo

Na dissertação, explica Fredson Soares que, através da tecnologia da Realidade Aumentada (RA), os professores podem inovar na prática docente abordando os conteúdos de disciplinas de exatas de forma mais dinâmica e interativa. “É fato que muitos alunos não têm empatia com matemática e geometria. Dessa forma utilizamos RA para trabalhar a geometria espacial e engajar os alunos nos processos de ensino. Posso construir um sólido geométrico em um software como o GeoGebra e projetar esta construção no mundo físico. Usando um smartphone posso interagir com esta construção, aumentar seu tamanho e rotacionar”, comenta.

O estudo contou com orientação do Prof. José Rogério Santana e coorientação da Profª Mazzé Santos, ambos da Faculdade de Educação (FACED). O trabalho gerou ainda um produto educacional que consiste em um curso de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental para a utilização do software GeoGebra no ensino de Geometria Espacial, além de quatro Sessões Didáticas (SD). O fundamento teórico para esse produto foi a Sequência Fedathi, proposta metodológica criada pelo Prof. Hermínio Borges Neto, da FACED, para o ensino de matemática.

Professor formador do Programa de Alfabetização na Idade Certa (MAISPAIC), eixos de matemática e ciências da natureza, nos anos finais do ensino fundamental, Fredson trabalha ainda como tutor nos cursos semipresenciais do UFC Virtual. Segundo o docente, a experiência em sala de aula foi um dos motivadores para a elaboração do produto educacional. “Minha pesquisa foi desenvolvida pensando em contribuir com a formação dos futuros professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, no contexto de sala de aula. Por integrar a rede municipal de ensino e perceber a necessidade dos professores, hoje tenho a oportunidade de intervir nessa realidade com o intuito de contribuir para a formação deles e, assim, possibilitar aos alunos nessa etapa da educação básica novas oportunidades de construção de saberes”, declara.

MARCO – Criado em 2009, o UFC Virtual foi institucionalizado como unidade acadêmica em 2010. Atualmente oferta os cursos de bacharelado em Administração Pública e as Licenciaturas em Física, Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Português, Matemática, Química e Pedagogia. O curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE), o primeiro do Instituto, teve sua seleção inaugural em 2020, para duas linhas de pesquisa: Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional, e Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Hoje conta com 17 alunos ativos, sendo 10 deles professores.

De acordo com o Prof. Edgar Marçal, coordenador do PPGTE, a defesa é um marco na história da unidade acadêmica. “Precisávamos de um programa desse para ganhar mais importância como unidade acadêmica, não apenas internamente, para alunos e professores, como também externamente, na UFC e no Brasil. Assim, a primeira defesa vem premiar todo o esforço de uma equipe que vem trabalhando há anos para elevar o nome do Instituto Universidade Virtual e que busca torná-lo referência na área de Tecnologia Educacional”, afirma.

Fonte: Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.