Comitiva da Universidade do Arizona visita UFC; cooperação com pesquisas do CCA está no radar do convênio

Uma comitiva de professores da Universidade do Arizona (Estados Unidos) realizou visita institucional à Universidade Federal do Ceará, como primeiro desdobramento da retomada do convênio de cooperação entre ambas as instituições, em abril deste ano. Os representantes estadunidenses participaram, na última terça-feira (1º), de intensa programação no Condomínio do Empreendedorismo e inovação (CEI), localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Imagem: Representantes da Universidade do Arizona são recepcionados por equipes da PROINTER, PRPPG, UFC Inova e CCA. (Foto: Bruno Matos/ Divulgação)

O grupo foi recepcionado pelos pró-reitores Augusto Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional) e Rodrigo Porto (Pesquisa e Pós-Graduação), que fizeram uma apresentação panorâmica sobre a UFC e os pontos estratégicos do convênio para as duas universidades. Em seguida, houve um bloco de apresentações sobre o Centro de Ciências Agrárias (CCA), capitaneado por seus diretores, Profª Sônia Oliveira e Prof. Alexandre Sampaio. Juntaram-se a eles outros pesquisadores da unidade, em exposições sobre a produção de grupos de pesquisa e laboratórios dedicados aos temas recursos hídricos, segurança alimentar, salinidade, zootecnia e ciências do solo.

A programação vespertina foi dedicada aos temas como empreendedorismo, inovação e dados, detalhando o funcionamento do próprio condomínio e das demais atividades agregadas a ele na qualidade de hub: ações de empreendedorismo inovador, espaços de coworking, atividades de gestão na área (com foco na Coordenadoria de Inovação Tecnológica – CIT/UFC Inova) e a atuação do Parque Tecnológico da UFC (PARTEC).

Em seguida, os professores José Macedo (docente do Departamento de Computação e Cientista-Chefe de Transformação Digital do Governo do Ceará) e José Soares (docente do Departamento de Física e Cientista-Chefe de Dados do Governo do Ceará) apresentaram os projetos mais recentes do Insight.Lab – Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC (CRIA).

FRENTES DE COOPERAÇÃO – De acordo com o pró-reitor Augusto Albuquerque, esse é um convênio especialmente caro à Universidade, tendo sido muito importante para projetar a UFC junto à comunidade científica americana. "Vários professores nossos, não só do CCA, mas de outras unidades também, fizeram suas pós-graduações na Universidade do Arizona. Existia uma memória afetiva de colaboração entre as instituições", conta o pró-reitor, acrescentando que já está em formatação um projeto de cooperação com triangulação Norte-Sul-Sul, envolvendo a UFC, a Universidade do Arizona e uma universidade africana.

De acordo com o Prof. Justin Dutran, pró-reitor do Escritório Internacional da Universidade do Arizona para a América Latina, a instituição tem fortes laços com as nações latino-americanas, especialmente o México, que é um país fronteiriço. "Estamos abertos a contribuir com soluções científicas coletivas para problemas que não só o Arizona, mas a América Latina, o Brasil e o mundo enfrentam, como a desigualdade, a escassez de alimentos e as mudanças climáticas", enumerou.

Imagem: Professores Shane Burgess (à esquerda) e Justin Dutran falam durante encontro institucional, primeiro desdobramento do convênio retomado entre a Universidade do Arizona e a UFC. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

O Prof. Tim Finan, docente de Antropologia na Escola de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da mesma universidade, possui relação mais longeva com o Brasil. "Durante os anos 1970, realizei um trabalho voluntário no Ceará, na região da Serra da Ibiapaba. Foi então que conheci a UFC e muitos de seus pesquisadores estavam indo para o Arizona se qualificar. Ao voltar para os EUA, também fiz meu mestrado e doutorado lá na UA", declarou ele, afirmando estar feliz por ver ambas as instituições reatando a colaboração, apesar de ser um outro momento histórico, protagonizado por outras pessoas da UFC.

Além dos professores Justin Dutran e Tim Finan, o Prof. Shane Burgess, diretor do Centro de Agricultura, Vida e Ciências Veterinárias da UA, também integrou a comitiva. Ele disse ter ficado impressionado com as múltiplas frentes onde UFC e Universidade do Arizona podem trabalhar juntas.