UFC está na final em 11 categorias de competições de empreendedorismo e inovação; premiações acontecem sexta-feira (4) e sábado (5)

A Universidade Federal do Ceará é destaque como finalista de duas competições, local e nacional, nas áreas de empreendedorismo e inovação: o Ceará Awards, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), e o Prêmio Vortex, organizado pela Vortex Universitário, uma rede de ligas de empreendedorismo brasileira.

No Prêmio Vortex, a UFC é finalista em seis categorias: o coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP), Prof. Abraão Saraiva, concorre na de “Acadêmico Vortex”; o próprio CEMP disputa a final na categoria “Liga Vortex”; já o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) concorre na de “Iniciativa do ecossistema para universidades”; a própria UFC está na final da categoria “Impulsionador Vortex”; e a startup Praxis concorre nas de “Startup Vortex” e “Startup 2022”.

Imagem: O Prêmio Vortex fomenta o ecossistema de empreendedorismo universitário

A final da competição ocorrerá neste sábado (5), em São Paulo, e a relação completa dos finalistas de cada categoria pode ser vista no site do prêmio. Criada em 2020, a Vortex fomenta o ecossistema de empreendedorismo universitário. Hoje, a rede reúne cerca de 1.000 jovens de instituições públicas e privadas, em 18 estados.

CEARÁ AWARDS – Na competição local Ceará Awards, o CEI concorre na categoria “Coworking” e o CEMP disputa na categoria “Iniciativa destaque”. O Prof. Abraão Saraiva aparece novamente como finalista, desta vez disputando em duas categorias: “Herói do Ano” e “Professor Empreendedor”. A UFC concorre na de “Universidade Empreendedora”.

A premiação ocorre na noite desta sexta-feira (4), durante a Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos de Fortaleza.

Imagem: O Ceará Awards é promovido pela SECITECE

BOM MOMENTO – O Prof. Abraão Saraiva classifica como pulsante o atual momento da UFC nos setores de empreendedorismo e inovação, resultado de um histórico que remonta a 2014, ano da criação do CEMP como projeto de extensão. Hoje, o Centro de Empreendedorismo da UFC conta com 53 membros, de várias unidades acadêmicas. Além de formar empreendedores, mantém diálogo constante com as mais de 40 empresas juniores existentes na Universidade.

Segundo o Prof. Abraão, de 2014 para cá, vários passos importantes foram dados. Um dos marcos ocorreu no Campus de Quixadá, com a criação, em 2016, de seu Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE).

Em 2018, a oficialização do Parque Tecnológico (PARTEC) foi outro avanço que tem permitido à UFC despontar como instituição empreendedora e inovadora. Atualmente, o PARTEC possui 13 startups encubadas.

Em 2020, o Programa Empreende UFC foi o primeiro da rede federal da educação superior a conceder bolsas para estudantes de graduação com projetos de empreendimentos inovadores/startups/negócios de impacto socioambiental. O Programa já contemplou 270 bolsistas e 127 projetos, envolvendo um total de 500 pessoas, entre estudantes, voluntários, supervisores etc.

Imagem: O Prof. Abraão Freire, finalista dos prêmios, é um dos principais impulsionadores do empreendedorismo na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Também em 2020, a UFC deu um salto com a criação do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Trata-se de um ponto de conexão entre iniciativas de empreendedorismo e inovação, reunindo atores desse ecossistema e facilitando a interlocução entre startups, universidades e instituições e agentes externos.

Nesse contexto, o organograma da Universidade também tem se adaptado. O Prof. Abraão citou a criação da Coordenadoria de Empreendedorismo e da Coordenadoria de Inovação Institucional da PROINTER, que, a partir de 2020, passou a contemplar tanto as relações internacionais quando o desenvolvimento institucional da UFC.

Outro destaque é a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFC Inova), responsável pela gestão da Política de Inovação da Universidade, que está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC(PRPPG).

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.