UFC vence três categorias do Ceará Awards, prêmio que reconhece atores de inovação do Estado

A Universidade Federal do Ceará venceu em três categorias do Ceará Awards, prêmio promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), do Governo do Ceará, para reconhecer os atores de inovação que contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de Inovação no Estado. A premiação ocorreu na noite dessa sexta-feira (4), durante a Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos de Fortaleza.

A UFC esteve entre os finalistas em cinco categorias. O Prof. Abraão Saraiva, coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade, foi o vencedor das duas categorias às quais concorreu: “Herói do Ano” e “Professor Empreendedor”. Já o Centro de Empreendorismo e Inovação (CEMP) foi o ganhador da categoria “Iniciativa destaque”. Além dessas, a Instituição também concorreu nas categorias “Universidade Empreendedora” e “Coworking”, representada pelo Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) nesta última.

Imagem: professor Abraão Saraiva segura os três trofeus recebidos em frente a um banner amarelo com os dizeres "prêmio Ceará Awards"

Os finalistas foram escolhidos por banca formada por representantes do estado, após indicação por votação popular. Para o Prof. Abraão Saraiva, a vitória é fruto de trabalho coletivo: “Fico muito feliz, muito emocionado e muito orgulhoso por ver vários jovens, homens e mulheres trabalhando em prol de uma causa, que é o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado, trazendo mais riqueza e tentando contribuir para redução das desigualdades sociais. É um trabalho conjunto que tem um propósito, por isso acaba mobilizando muitas pessoas que trabalham diuturnamente para fortalecer o empreendorismo e a inovação”.

CAMINHO ATÉ AQUI – O Prof. Abrãao Saiva explica que o trabalho de desenvolvimento de uma cultura empreendedora na Universidade foi iniciado em 2014 com a criação do programa de extensão Centro de Empreendedorismo da UFC. “Até hoje mais de 30 mil pessoas já foram diretamente impactadas e mais de 200 estudantes da UFC passaram pela gestão do programa. Isso levou a Universidade a reconhecer e fortalecer o empreendedorismo e inovação, inclusive tornando as duas palavras princípios norteadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”.

Imagem: grupo de servidores da UFC juntos comemorando o prêmio

De 2014 até aqui, outras iniciativas importantes também foram instauradas, como a criação, em 2016, do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE), no Campus de Quixadá, e, em 2018, a oficialização do Parque Tecnológico (PARTEC). Em 2020 foi lançado o Programa Empreende UFC, que já contemplou 270 bolsistas e 127 projetos, e inseridas as Coordenadorias de Empreendedorismo e de Inovação Institucional à Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), e a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT/UFC Inova), responsável pela gestão da Política de Inovação da Universidade, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (PRPPG).

Atualmente o Centro de Empreendedorismo da UFC conta com 53 membros, de várias unidades acadêmicas. Além de formar empreendedores, mantém diálogo constante com as mais de 40 empresas juniores existentes na Universidade. “Desde a criação do Centro nós temos articulação permanente com atores do ecossistema empreendedor do Estado. É um trabalho voltado para fortalecer a inovação não somente na UFC, mas em todo o Ceará. Eu acredito que essa premiação foi concedida por todo esse trabalho”, destaca Saraiva.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.