Procurar no portal

Sistemas e Mídias Digitais recebe conceito máximo em avaliação de reconhecimento do curso

O Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) – Noturno da Universidade Federal do Ceará recebeu recentemente o conceito final 5 (nota máxima) de uma comissão de avaliação formada por integrantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com vistas ao reconhecimento do curso.

Imagem: fundo branco e logo com as letras SMD em preto

O reconhecimento de curso é um procedimento necessário que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e ocorre quando um curso está próximo de formar sua turma inicial, permitindo que os primeiros concludentes recebam seus diplomas. 

O processo inclui a visita de avaliadores in loco, que resulta em um relatório no qual constam as informações relacionadas à realidade encontrada durante a visita. Ao longo dos anos seguintes, ocorrem visitas periódicas para a renovação do reconhecimento. A avaliação contempla três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O Curso de SMD obteve o conceito 5, que representa o padrão máximo de qualidade na avaliação.

O coordenador do curso, Prof. Henrique Barbosa, diz que o reconhecimento com conceito máximo é motivo de orgulho para todo o Instituto UFC Virtual, unidade acadêmica que abriga o curso. Ele salienta que o resultado pode ser celebrado também pelo Curso de SMD – Diurno, que compartilha dos mesmos recursos e competências avaliadas. 

PONTOS FORTES – “É importante ressaltar a qualidade do nosso corpo docente e técnico-administrativo, que atende aos dois cursos de graduação, um curso de mestrado e todos os cursos a distância ofertados pelo Instituto UFC Virtual. Além disso, a administração superior empreendeu vários esforços na última década, que nos dotaram de infraestrutura, o maior deles sendo a entrega do nosso prédio didático, que inclui salas de aulas, laboratórios temáticos, ateliê, gabinetes para todos os professores e espaços de interação”, diz Barbosa. Ele destaca ainda a acessibilidade do prédio e o engajamento dos discentes como pontos fundamentais para a obtenção da nota máxima pelo curso, que conta com duas empresas juniores. 

DESAFIOS – O coordenador frisa que a continuidade do padrão de qualidade é o principal objetivo de agora em diante para os cursos noturno e diurno. Para isso, ele aponta a importância da constante manutenção na infraestrutura e a permanente atualização dos materiais de informática, visto que o curso tem forte viés tecnológico. “Também é importante ressaltar que nos comprometemos com um curso com forte caráter inovador e que, para manter-se no estado da arte e da prática, necessita de constante atualização por parte do corpo docente, atento às demandas discentes e do mercado de trabalho”, conclui.

SAIBA MAIS – Somando-se os segmentos diurno e noturno, o Curso de Sistemas e Mídias Digitais tem atualmente 577 alunos ativos. A cada semestre entram 55 novos estudantes. O curso oferece a titulação de bacharel e possui duração de quatro anos. 

Fonte: Prof. Henrique Barbosa Silva – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300