Técnico em Assuntos Educacionais do Campus de Sobral publica livros sobre educação profissional e tecnológica

Já estão disponíveis para leitura os e-books Desafios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): identidade institucional, evasão, diagnósticos e considerações e Movimentos da EPT: contribuições da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Imagem: capa de dois livros, um com capa verde e outro com capa cinza

As obras são resultado das dissertações de mestrado do servidor técnico em Assuntos Educacionais (TAE) do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, Tarcísio Melo Júnior, e do discente Alcemir Horácio Rosa, do Programa de Doutorado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (PPGET/IFAM).

Os dois cursaram o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PROFEPT/IFCE) no período de 2017 a 2019 e desenvolveram pesquisas sobre educação profissional e tecnológica.

Imagem: Rosto de Homem jovem à esquerda com blusa azul sentado e homem mais velho à direita com blusa rosa e óculos em auditório com pessoas sentadas no fundo.

Em Desafios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): identidade institucional, evasão, diagnósticos e considerações, os autores descrevem, tendo como base amostral o Campus do IFPI de Parnaíba, a realidade da evasão escolar, levando em consideração o perfil dos estudantes de curso técnico, bem como suas perspectivas e necessidades. Através do diagnóstico, os autores estabelecem uma proposta de intervenção para o processo de ensino-aprendizagem do ensino técnico da instituição analisada.

Na obra Movimentos da EPT: contribuições da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os pesquisadores investigam como são tratadas as temáticas da CTS, especificamente nas áreas de ciências, em um campus do IFCE. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida a partir de revisão de literatura e análise de informações coletadas por meio de questionários e entrevistas aplicados com 10 professores de dois cursos técnicos que atuam no campus investigado. O material serviu para analisar as contribuições dos docentes no tocante às práticas educativas desenvolvidas no campus, bem como sua compreensão sobre currículo integrado e movimento CTS.

Fonte: Tarcísio Melo Júnior, técnico em Assuntos Educacionais do Campus da UFC em Sobral – fone: (88) 98859 8999