Projeto da UFC é selecionado em programa federal de inovação para o setor automotivo

Um projeto da Universidade Federal do Ceará foi contemplado na chamada pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Programa Rota 2030, do Governo Federal, cujo objetivo é elaborar uma política industrial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças.

Imagem: cartaz de divulgação do resultado final com imagem de carro e bomba de gasolina

Intitulado "Sistema integrado de recuperação de energia para plataformas flex-fuel híbridas", o projeto selecionado é coordenado pelo Prof. André Valente Bueno, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC. Constam como instituições associadas a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A empresa Volkswagen do Brasil será parceira no desenvolvimento.

O projeto terá financiamento total de R$ 4,6 milhões, entre recursos oriundos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora de duas linhas do programa –, bem como das universidades responsáveis pela iniciativa e da empresa parceira.

SOBRE O PROGRAMA  O Programa Rota 2030 foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de elaborar uma política industrial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças, estimulando o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor.

Regulado pela Lei nº 13.755/2018, o Programa define normas para a fabricação e a comercialização de veículos nacionais, tendo em vista os próximos 15 anos de operação da indústria automotiva – divididos em três ciclos quinquenais.

A linha do programa na qual o projeto da UFC se insere é a V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. Ela tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular (grupo de componentes que fornecem energia mecânica do motor principal para os componentes acionados) para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

SAIBA MAIS – Recentemente, a Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade, publicou uma reportagem sobre o desenvolvimento de um motor mais eficiente e menos poluente, que conta com participação do mesmo grupo responsável pelo projeto selecionado nesta nova chamada do Rota 2030.

Fonte: Prof. André Bueno, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.