Administração e pesquisadores da UFC reúnem-se com pesquisador da Universidade de Tel Aviv para identificar focos de colaboração

Imagem: Prédio da Faculdade de Ciências da Vida George S. Wise da Universidade de Tel Aviv, unidade da instituição israelense que deverá realizar futuras pesquisas conjuntas com a UFC. (Foto: Divulgação)

Com a política de internacionalização adentrando o Oriente Médio, a Universidade Federal do Ceará prossegue no contato com a Universidade de Tel Aviv, em Israel, para prospectar possíveis áreas de cooperação internacional e pesquisas em parcerias. Em encontro remoto realizado na manhã desta segunda-feira (14), a administração superior e pesquisadores da UFC reuniram-se com o Prof. Marcelo Erlich, do Departamento de Pesquisa Celular da Faculdade de Ciências da Vida da universidade israelense. A reunião é um desdobramento de visita institucional realizada pelo reitor da UFC, Cândido Albuquerque, à Universidade de Tel Aviv no fim de outubro.

O Prof. Ehrlich, nascido no Brasil e fluente em português, foi saudado pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, e por três pesquisadores do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina – Prof. Aldo Lima, Profª Claudia do Ó Pessoa e Prof. Carlos Paier. Participaram ainda a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Claudia Buhamra, e o coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Rodrigo Rego.

Na ocasião os pesquisadores da casa apresentaram seus currículos e detalharam para o convidado as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por eles e suas respectivas equipes no âmbito dos laboratórios que lideram no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e no Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB).

O Prof. Ehrlich também apresentou o universo de pesquisa ao qual vem se dedicando em um passado recente: o estudo da dinâmica de células vivas, com o uso de microscopia em time-lapse, observando a fixação e a propagação celulares em contextos como infecções virais e tumores metastáticos.

Imagem: Print de tela de primeira reunião virtual entre pesquisadores da UFC e da Universidade de Tel Aviv. (Foto: UFC Informa)

O Prof. Aldo Lima disse ser salutar esse contato preliminar para dar um direcionamento à colaboração futura. “Esse primeiro contato pró-colaboração é extremamente importante. Uma vez que esse fundamento seja criado, é importante que a gente possa colocar no papel algo mais organizado nos próximos encontros, pensando projetos que possam render frutos nessa interação”, defendeu. Já o Prof. Marcelo Ehrlich chamou a atenção sobre a necessidade de mapear editais e chamadas públicas de agências de fomento nos dois países, para assegurar recursos para os empreendimentos que virão. “Uma vez que tenhamos resultados preliminares conjuntos, será preciso criar um ‘fundo semente’ para custear pesquisas cada vez maiores”, explicou.

Os professores Cláudia do Ó e Carlos Paier demoraram-se mais no detalhamento dos estudos realizados pelo seu grupo no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/RENORBIO. Segundo a docente, a parceria com a Universidade de Tel Aviv seria frutífera para que as pesquisas locais avancem no desenvolvimento de novos fármacos e na tecnologia chamada “animais humanizados”, na qual são reproduzidas condições tumorais humanas nas cobaias, procedimento fundamental para a área de patogênese do câncer.

Por fim, o reitor Cândido Albuquerque frisou que a UFC “possui pesquisadores de excelência e laboratórios de alto desempenho, estando à altura do diálogo construtivo com as melhores universidades do mundo”. Ele e os professores locais convidaram o Prof. Marcelo Ehrlich para vir pessoalmente à UFC em maio de 2023, para conhecer o NPDM, o INCT-IBISAB e avançar nas tratativas.