Calendário Universitário 2023: com 200 dias, ano letivo irá do fim de fevereiro ao fim de novembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se nesta quarta-feira (16), em sessão virtual, e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2023 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), definindo que o próximo ano letivo se estenderá do fim de fevereiro ao fim de novembro de 2023. A decisão unânime – foram 32 votos a favor e nenhum contra – será oficializada por resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

Imagem: Estudantes se deslocam de costas por corredor do Campus da UFC em Quixadá. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. "Com isso, o ano letivo de 2023 seguirá integralmente dentro do ano civil correspondente. Aproveito para agradecer à comunidade acadêmica pela compreensão e apoio dados nos anos anteriores, de ápice da pandemia de covid-19, ocasião em que todos trabalharam intensamente para reequilibrar o calendário", disse a relatora.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre letivo 2023.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 27 de fevereiro, com encerramento em 29 de junho;

2) início das atividades do semestre letivo 2023.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 27 de fevereiro, com encerramento em 22 de junho;

3) 10 de julho como prazo final para consolidação das sínteses de notas e frequências referentes a 2023.1 das disciplinas semestrais e anuais pelos professores;

4) início das atividades do semestre letivo 2023.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 31 de julho, com encerramento em 30 de novembro;

5) início das atividades do semestre letivo 2023.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 31 de julho, com encerramento em 28 de novembro;

6) 11 de dezembro como prazo final para consolidação das sínteses de notas e frequências referentes a 2023.2 das disciplinas semestrais e anuais pelos professores;

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a um cronograma próprio, conforme detalhado acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 56 dias entre o início do ano civil de 2023 e o início do semestre letivo 2023.1; 31 dias entre o fim do semestre letivo 2023.1 e o início do semestre letivo 2023.2; 31 dias entre o fim do semestre letivo 2023.2 e o fim do ano civil de 2023, totalizando, portanto, 118 dias para encaixe dos períodos de férias e de descanso.

Imagem: Print de tela de reunião virtual do CEPE mostra os conselheiros participando por videoconferência; sessão aprovou o novo Calendário Universitário. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2023.1

• Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 1º a 3 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
  • para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 1º a 3 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
  •  para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 13 a 15 de fevereiro (via Internet).

Em 2023.2

•  Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 12 a 14 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
  •  para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 12 a 14 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
  •  para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 24 a 26 de julho (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos novatos ingressantes que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O calendário do SISU ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação, uma vez que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ainda realizará seu segundo dia de provas no próximo domingo (20).