Copa do Mundo: confira como ficam aulas e funcionamento da UFC nos dias de jogos do Brasil

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará informam, em ofícios assinados em conjunto nos dias 18 de novembro5 de dezembro e 7 de dezembro, como será o funcionamento das aulas dos cursos de graduação e de pós-graduação na UFC durante os dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2022, assim como o registro de frequência dos servidores técnico-administrativos.

Imagem: bola de futebol em gramado

Na primeira fase da competição, haverá a partida Brasil x Sérvia, na quinta-feira (24/11), às 16h. Como coincide com o segundo dia dos Encontros Universitários (EU) 2022, já não haveria aulas nessa data, mas as atividades deste evento ocorrerão até as 12h.

Na segunda-feira (28/11), o Brasil jogará contra a Suíça, às 13h, e o horário das aulas se encerrará às 11h, devendo haver aulas no turno da noite. Na sexta-feira (2/12), o Brasil jogará contra a seleção de Camarões, às 16h. Nesse dia, as aulas se encerrarão às 14h e não deverá haver aulas no turno da noite.

Em 5 de dezembro, data do jogo entre Brasil e Coreia do Sul pelas oitvavas de final, com início previsto para as 16h, o horário de aulas se encerrará às 14h e não deverá haver aulas no turno da noite.

No jogo do dia 9 de dezembro, às 12h, entre Brasil e Croácia, pelas quartas de final, não haverá aulas presenciais nos períodos da manhã e da tarde, devendo haver aulas presenciais no turno da noite, ficando facultado aos professores ministrarem suas aulas no formato remoto antes ou após o jogo.

No que diz respeito ao âmbito administrativo, fica facultado aos servidores, nos dias de jogos da seleção brasileira, em caráter excepcional, alterar seus respectivos horários de expedientes da seguinte forma: nos dias em que os jogos se realizarem às 12h, não haverá expediente; nos dias em que os jogos se realizarem às 13h, o expediente se encerrará às 11h; e nos dias em que os jogos se realizarem às 16h, o expediente se encerrará às 14h.

Os servidores que, em comum acordo com seu gestor imediato, optarem por alterar seus respectivos horários de expediente, deverão compensar as horas não trabalhadas em decorrência dos jogos da seleção brasileira, no período de 1º de dezembro de 2022 até o dia 31 de maio de 2023.

De acordo com os ofícios, para realização da compensação de horas no SIGPRH, basta que o servidor técnico-administrativo siga o item 2 do passo a passo divulgado, destinando o saldo de horas à compensação da forma que lhe for mais conveniente.

Não será necessário que o servidor ou a chefia cadastrem previamente o período no sistema.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – A Coordenação do Restaurante Universitário (RU) comunica que, nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022, os refeitórios funcionarão de forma diferenciada. Em Fortaleza, no dia 24 de novembro (quinta-feira), os refeitórios estarão fechados devido à realização dos Encontros Universitários, que ocorrerão no formato inteiramente virtual.

No dia 28 de novembro, em que o jogo ocorrerá às 13h, haverá apenas a distribuição de desjejum. Já no dia 2 de dezembro, quando a partida iniciará às 16h, haverá a distribuição de desjejum e almoço. Caso o Brasil confirme o primeiro lugar do seu grupo, o jogo das oitavas de final será às 16h do dia 5 de dezembro (segunda-feira) e ocorrerá a distribuição de desjejum e almoço nos Refeitórios. Se o Brasil ficar em segundo lugar do seu grupo, o jogo será às 16h do dia 6 de dezembro (terça-feira) e também haverá distribuição de desjejum e almoço. Caso o Brasil siga para a próxima fase (quartas de final) e tenha jogo às 12h, os refeitórios estarão fechados.

A Coordenação do RU esclarece que, nos dias em que os refeitórios estiverem fechados, os estudantes residentes receberão as refeições na forma de quentinhas.

Nos campi da UFC no Interior, os refeitórios de Sobral e Russas seguirão o mesmo funcionamento do RU de Fortaleza. Já em Crateús não haverá funcionamento no dia 24 (quinta-feira). No dia 28, (segunda-feira), haverá apenas fornecimento de jantar e, no dia 2 de dezembro (sexta-feira), haverá apenas fornecimento de almoço.

As informações sobre o funcionamento do refeitório em Quixadá serão divulgadas após definição da direção daquele campus.

ÔNIBUS E ACESSO AOS CAMPI – A Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) informa que o acesso aos campi ocorrerá normalmente durante os jogos da seleção brasileira no torneio.

Em relação aos ônibus intercampi Pici-Porangabuçu-Benfica e Pici-LABOMAR-CEAC, além da linha interna 020-Campus do Pici, a UFC Infra comunica que os veículos circularão nos seguintes horários: no dia 24 de novembro, das 7h às 14h; no dia 28 de novembro, das 7h às 12h e das 16h às 22h; e no dia 2 de dezembro, das 7h às 14h.

SAIBA MAIS – O Ministério da Economia publicou, no último dia 11, orientações aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sobre o expediente durante os dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar.

A Portaria ME nº 9.763/2022 permite aos agentes públicos encerrar o expediente duas horas antes do horário dos jogos do Brasil, durante a Copa do Mundo.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Coordenação do Restaurante Universitário da UFC – fone: (85) 3366.7441; Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.