UFC e SEBRAE-CE promovem ações nos meses de novembro e dezembro com foco em empreendedorismo e inovação

A Universidade Federal do Ceará e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará (SEBRAE-CE) – que vêm desenvolvendo uma série de projetos em parceria nos últimos anos – fizeram a repactuação da cooperação técnica entre as duas instituições para execução nos meses de novembro e dezembro deste ano. Além de novas edições de atividades e eventos já conhecidos, a novidade é a oferta, pelo SEBRAE-CE, de uma disciplina para formação de professores em Empreendedorismo e Inovação, voltada a docentes da UFC.

A formação para professores foi iniciada no dia 10 de novembro e segue até 1º de dezembro, com aulas semanais em formato remoto, ministradas por um consultor especializado. O objetivo é auxiliar os docentes na estruturação futura de disciplinas para cursos de graduação da Universidade, orientadas para a temática do empreendedorismo e inovação.

Imagem: Reunião entre membros da UFC e do SEBRAE-CE em uma sala da reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Ao longo da formação, são trabalhados temas como atitude empreendedora, criatividade, inspiração, solução de problemas, modelagem, investimento, entre outros. A ação faz parte do eixo 4 da parceria UFC/SEBRAE-CE, intitulado “Educação empreendedora”. Os outros eixos – que também estão com atividades em andamento – são os seguintes:

1) Pré-aceleração de negócios inovadores: as equipes selecionadas no programa Empreende UFC estão participando do programa de pré-aceleração StartupCE, do SEBRAE-CE, com acesso a capacitações e mentorias em modelagem de negócios inovadores e acesso a investimentos;

2) Capacitação para startups do PARTEC/UFC: membros de startups apoiadas pelo Parque Tecnológico (PARTEC/UFC) têm acesso a capacitações sobre gestão de negócios, estudo de viabilidade, planejamento tecnológico, valoração de tecnologia e acesso a investimentos ofertados pelo SEBRAE;

3) Consultorias para startups do PARTEC/UFC: acesso de membros de startups apoiadas pelo PARTEC a serviços de consultoria (prestados pelo SEBRAE) sobre gestão de negócios, estudo de viabilidade, planejamento tecnológico, valoração de tecnologia e acesso a investimentos prestados.

FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES – “A avaliação dessa cooperação é extremamente positiva. [...] O trabalho que o SEBRAE faz com a UFC tem gerado diversos frutos. Já estamos no terceiro ano dessa parceria e, para os próximos anos, aguardamos a consolidação desse trabalho, que ele seja contínuo, porque acreditamos que, quando o empreendedorismo aparece ainda na academia, o potencial desses empreendedores é bem maior”, ressalta o titular da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Albuquerque.

Imagem: Duas pessoas em pé no ponto mais alto de um auditório da UFC, durante evento de mostra de startups (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva, salienta que o acordo de cooperação é muito estratégico para a Universidade, uma vez que reúne as expertises de duas grandes instituições cujo trabalho envolve educação e empreendedorismo.

“Para os próximos anos a expectativa é que esse acordo seja reforçado, de forma a contribuir com a formação de cada vez mais e melhores estudantes e servidores empreendedores. [...] Essa parceria serve como exemplo positivo para outras unidades da federação”, pontua Saraiva.

REFERÊNCIA – Para o diretor-técnico do SEBRAE-CE, Alci Porto, a cooperação entre o órgão de apoio e a UFC é uma referência nacional em termos de atuação conjunta para a formação de empreendedores e o desenvolvimento de novos negócios.

“A UFC e o SEBRAE-CE em boa hora estabeleceram uma parceria importantíssima, transferindo conhecimento, preparando jovens para empreender em um ambiente inovador, gerando os canais para que esses jovens possam se inserir nos programas nacionais do sistema SEBRAE, como o Startup Nordeste, e outras iniciativas que geram no ambiente da Universidade uma cultura empreendedora cada vez maior”, diz Porto.

PROJEÇÕES – Herbart Melo, articulador da unidade de Ambientes de Inovação do SEBRAE-CE, vai na mesma linha e destaca que houve nos últimos anos um grande avanço no Ceará quanto ao ambiente propício ao desenvolvimento de negócios inovadores. Ele vislumbra que o Estado terá resultados em curto, médio e longo prazos.

“A expectativa de curto prazo é melhorarmos o nosso ambiente de negócios, aproximando cada vez mais as soluções das startups das necessidades do nosso mercado. A médio prazo é atrairmos a atenção dos grandes players da área de tecnologia por nossa mão de obra cada vez mais qualificada ou por nossos negócios com capacidade de atender a demandas globais. E a longo prazo é colocar o Ceará como um dos principais lugares para discutir inovação, tecnologia, startups e negócios do mundo com eventos e um ecossistema cheio de oportunidades”, projeta.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.