Agência UFC: Pesquisadores desvendam a relação entre gordura em partes do corpo e doenças cardiovasculares

Gordura na barriga, nas pernas, nos glúteos. Não importa onde nem como ela se distribui, gordura é ruim para a saúde, certo? Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará e publicada recentemente nos Cadernos de Saúde Pública mostra que não é bem assim.

A ciência já sabia isoladamente que o acúmulo na região do abdômen, por estar relacionada à gordura visceral, é um fator que aumenta o risco de doenças cardiovasculares (DCV). Sabia também que, contrariando o senso comum, a gordura nos membros inferiores (que inclui quadris, nádegas e pernas) tem efeito protetor contra as DCVs em dez anos.

Imagem: A gordura acumulada na região do abdômen tende a aumentar o risco de doenças cardiovasculares (Foto: Pixabay)

O que os pesquisadores da UFC acabaram de fazer foi, pela primeira vez, estabelecer a relação entre esses dois grupos de adiposidade. O grupo observou que, se a quantidade de gordura nos membros inferiores for maior do que no tronco, o indivíduo tende a estar mais protegido de desenvolver um evento cardiovascular em 10 anos.

Na prática, isso significa dizer que existem biotipos mais e outros menos favoráveis à ocorrência de DCVs. Assim, é possível que pessoas que tenham o mesmo Índice de Massa Corporal (IMC) e mesmo percentual de gordura corporal total estejam expostas a riscos cardiovasculares diferentes, a depender da distribuição e da localização dessa gordura no corpo.

Os detalhes sobre o estudo estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.