Projeto Meninas Digitais do Vale incentiva a inserção de mulheres na área da tecnologia

Em busca de estimular a participação profissional de mulheres na área da tecnologia da informação (TI), desde 2018, o campus da Universidade Federal do Ceará em Russas conta com o projeto Meninas Digitais do Vale. A ação faz parte do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação, que incentiva novos talentos femininos na área.

Várias jovens posam para a foto. Eles estão com uma blusa preta com uma lista de nomes de mulheres na cor lilás

Em uma tentativa de desmistificar os estereótipos que as mulheres enfrentam na área de TI, o projeto desenvolve várias atividades com o público dentro e fora do Campus de Russas. São realizados, por exemplo, oficinas e minicursos que abordam o tema da computação em escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio do município cearense.

Além das oficinas, também ocorrem palestras com temas atuais da computação, promoção de fóruns para a discussão sobre gênero e computação e ações de mentoria acadêmica para alunas ingressantes com o objetivo de acolhimento e incentivo à permanência. A iniciativa utiliza ainda as mídias digitais para a divulgação de projetos parceiros, eventos, atuações de mulheres da área e webséries com egressas do curso.

Confira os detalhes do projeto na reportagem publicada no blog Divulgando a Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: (85) 3366 7461