Procurar no portal

EU 2022: Último dia do evento reflete sobre sabedorias digitais e inovação pedagógica

Após dois dias de intensas atividades científicas e culturais, no último dia dos Encontros Universitários (EU) 2022 estiveram reunidos em mesa virtual de encerramento, realizada na manhã desta sexta-feira (25), o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; as pró-reitoras de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, e de Extensão, Profª Elizabeth Daher, e a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo.

A Profª Ana Paula de Medeiros, presidente da Comissão Organizadora dos EU 2022, expressou gratidão pela oportunidade de coordenar a edição e pela contribuição recebida da Reitoria, de pró-reitorias e fundações de apoio à Universidade, destacando a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e os responsáveis pelo gerenciamento das salas de sessões orais de trabalhos. “Um agradecimento a toda a comunidade universitária por nos apoiar nesse evento magnífico que foram os Encontros Universitários 2022”, declarou.

Imagem: print de tela com a solenidade oficial de encerramento do evento

O Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC no exercício da Reitoria, destacou a relevância da iniciativa para a vida da Universidade. “Esse encontro é um momento de união em que fazemos uma grande ‘confraternização do saber’. Da mesma maneira que a Universidade é grata por todo esse trabalho e desenvolvimento para concretizar um encontro desse, ao mesmo tempo a gente tem que parabenizar os organizadores, os participantes, porque sem a presença de todos, não estaríamos aqui nesse tão importante evento”, parabenizou.

Na sequência, foi realizada a palestra oficial de encerramento dos EU 2022: “Aprendizagens móveis e sabedorias digitais: meme, TikTok e outros assuntos”, com a Profª Cíntia Inês Boll, pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na live que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, a professora iniciou a reflexão sobre as possibilidades de aprendizado nos espaços digitais, questionando: “Como nós vivemos nesses lugares? Como nós estamos nos colocando nesses espaços? O que curtimos? O que compartilhamos?”.

Para a pesquisadora, há uma constante demanda para que as pessoas deixem sua marca nesses lugares digitais e, por isso, considera urgente que se pense a incorporação da aprendizagem móvel à educação, no sentido de ressignificação da tecnologia pedagógica. “Nossos estudantes fazem memes dos conteúdos e das competências escolares trabalhadas, produzem vídeos no TikTok sobre os conteúdos das disciplinas. Só que isso ainda fica fora do território escolar. Mas está plenamente dentro do território digital. Dentro dessa perspectiva do saber desse lugar digital, é uma sabedoria digital necessária e cada vez mais urgente a ser integralizada nesses ambientes formais escolares”, destacou.

Imagem: print de tela da palestra de encerramento do evento

APRESENTAÇÃO ORAL – No período da tarde, durante o IV Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFC, Luiz Gonzaga Barbosa, que atua como analista de Tecnologia da Informação na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, versou sobre a implementação do Processo de Gestão de Riscos de Segurança da Informação e Comunicações na STI. O objetivo do processo é monitorar e reduzir as ameaças sobre os ativos de Tecnologia da Informação da Universidade que são geridos pela Superintendência.

Intitulado Gestão de Riscos de Segurança da Informação: um Relato de Experiência e Sugestões para Melhoria do Processo, o trabalho tem co-autoria de Amarildo Rolim, Paulo Henrique Franco e Rafael Firmo e vem sendo realizado desde 2018. “O processo de gestão de risco pode ser visto como a espinha dorsal da segurança da informação. Esse trabalho é o resultado do primeiro ciclo de um processo que é de fundamental importância para a Tecnologia da Informação”, explicou Luiz Gonzaga Barbosa.

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA – O XIV Encontro de Docência no Ensino Superior (EDES) foi encerrado com homenagem aos professores vencedores do Prêmio de Inovação Pedagógica (InovPed), organizado pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da UFC. O objetivo da premiação é reconhecer as melhores práticas pedagógicas, com foco em projetos de ensino da graduação, visando à socialização dessas práticas, especialmente na UFC. Na categoria Professor Inovador, a grande vencedora foi a Profª Carolina Morais Ribeiro da Silva, seguida da Profª Lílian Maria Carneiro Câmara e do Prof. Paulo Rogério Marques de Carvalho.

INTERNACIONALIZAÇÃO – A programação on-line dos EU 2022 foi encerrada com o workshop de internacionalização “Oportunidade de estudos nos Estados Unidos”, conduzido pela Profª Cristina Borges, orientadora educacional da EducationUSA. A atividade contou com a mediação dos professores Rodrigo Rêgo e Talita Vasconcelos, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC. Durante a palestra, Cristina abordou como funciona o sistema universitário estadunidense e o atendimento do programa EducationUSA no Brasil, uma iniciativa do Departamento de Estado do governo norte-americano voltado para divulgar o ensino superior dos EUA e atrair talentos do mundo inteiro.

Entre as oportunidades disponíveis, a palestrante enumerou o Programa Jovens Embaixadores, voltado para alunos de Ensino Médio de escolas públicas; o Programa Fulbright, que oferta, em convênio com a CAPES, bolsas de pós-graduação, e o OneBeat, intercâmbio para artistas da música de todos os gêneros musicais. O escritório EducationUSA na UFC, inaugurado em 6 de maio deste ano, é o segundo em universidades federais brasileiras e o primeiro do Norte e Nordeste do País.

“Nosso papel é divulgar as oportunidades e auxiliar os interessados que queiram estudar ou continuar os estudos nos Estados Unidos. Os nossos serviços são gratuitos, e, por estarem on-line, atendem alunos não apenas de Fortaleza, mas também do interior do Ceará e até de outros estados. Trazemos sempre informações exatas e neutras, de acordo com o projeto acadêmico, profissional e pessoal", explicou Cristina Borges.

O último dia dos Encontros Universitários contou ainda com a solenidade de entrega do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade, que reconhece os melhores trabalhos apresentados no evento, nas categorias pesquisa, iniciação científica, inovação tecnológica, ensino e extensão. A cerimônia foi realizada presencialmente no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.

Leia também:
EU 2022: Primeiro dia do evento convida comunidade universitária a pensar sobre o sentido do viver acadêmico
EU 2022: Segundo dia do evento traz discussões sobre questões raciais e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC, responsável pelos EU 2022 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300