Procurar no portal

LABOMAR recebe pesquisadores da Alemanha; parcerias em mudanças climáticas são discutidas

O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará recebeu, de 12 a 26 de novembro, a visita de três pesquisadores do Leibniz Center for Tropical Marine Research (ZMT), de Bremen, na Alemanha. A visita dos cientistas Martin Zimmer, Véronique Helfer e Jonas Geburzi pretende reforçar a relação entre a UFC e o Centro Leibniz de Ciências Marinhas Tropicais, considerado o melhor instituto europeu no tema, bem como prospectar parcerias em áreas estratégicas, como mudanças climáticas, conservação de manguezais e sequestro de carbono.

Os pesquisadores do ZMT possuem estudos em diversas regiões do planeta e vieram conhecer, em especial, os mangues do litoral do Ceará, visando à elaboração de ações de conservação e projetos conjuntos entre a Alemanha e o Brasil.

Imagem: Alexander Ferreira (LABOMAR), Véronique Helfer (ZMT), Martin Zimmer (ZMT), Tallita Tavares (LABOMAR) e Jonas Geburzi (ZMT) visitam o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do LABOMAR, no Eusébio (Foto: Divulgação)

Durante a primeira semana de visita, os pesquisadores conheceram o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do LABOMAR, no munícipio do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Lá, ficaram a par do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) da Costa Semiárida do Brasil, programa de pesquisa contínuo mais antigo do Brasil e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em âmbito federal, e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no plano estadual. O PELD CSB, liderado pelo LABOMAR, é o único programa financiado na costa semiárida brasileira (Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte) e visa fornecer dados e resultados acerca dos impactos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas e a sociedade no litoral.

“O nosso programa PELD envolve mais de 40 pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação e, além de ciência de boa qualidade, tem atuado fortemente no apoio a políticas públicas como a conservação do rio Pacoti e também em educação ambiental junto a escolas e nas redes sociais”, afirma Marcelo Soares, coordenador do PELD CSB e professor do LABOMAR.

Ainda na primeira semana, os professores Martin Zimmer, do ZMT, e Luis Ernesto Bezerra, do LABOMAR, estiveram na área do Parque do Cocó incendiada em 2021, com o intuito de propor ações efetivas para a recuperação desse patrimônio do Estado do Ceará. “Nossa visita com o Prof. Zimmer foi focada em entender os impactos do incêndio e ações de reflorestamento. Assim, com a nossa parceria, podemos dar subsídios científicos para ações da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA)”, afirmou o Prof. Luis Ernesto Bezerra, que é também o cientista-chefe de Meio Ambiente do Ceará.

Já na segunda semana da visita, os pesquisadores visitaram o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, onde as instalações da Central de Genômica e Bioinformática (CeGenBio) foram apresentadas pela Profª Andréa Oliveira. Estiveram também no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde conheceram a Central Analítica e o Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia (LEMBiotech), acompanhados dos professores Vânia Melo (Departamento de Biologia da UFC), Jay Prakash Verma (Banaras Hindu University) e Tallita Tavares (LABOMAR).

Na ocasião, acompanhados pelo Prof. Rodrigo Maggioni, vice-diretor do LABOMAR, os pesquisadores foram recebidos também pelo Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, titular da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), quando puderam discutir oportunidades de cooperação entre a UFC e o ZMT. O pró-reitor reforçou que a UFC está aberta a parcerias, apresentando projetos em andamento com a Alemanha e oportunidades nas áreas de economia do mar e produção de hidrogênio verde que estão em desenvolvimento no Ceará, com massiva participação de pesquisadores da UFC.

Ainda no roteiro da visita, foram realizadas reuniões com parceiros das universidades federais do Pará (UFPA) e de Pernambuco (UFPE), a fim de elaborar propostas conjuntas para editais nacionais e internacionais em 2023. “Nosso foco é, principalmente, possibilitar a comparação entre manguezais de diferentes regiões. Assim, podemos entender melhor o papel dos manguezais na adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Devido à COP 27 e à emergência climática em que vivemos, o tema é de extrema relevância social, econômica e ambiental para a sociedade”, afirma a pesquisadora Tallita Tavares, do LABOMAR-UFC, uma das responsáveis em receber o grupo.

O Prof. Martin Zimmer (ZMT) ressalta que “no contexto das mudanças climáticas e eventos climáticos extremos (secas), a costa semiárida, onde ocorrem processos de salinização de zonas costeiras e estuários, assim como a escassez de água por causa das barragens, constituem excelentes modelos de processos que passam a ocorrer com maior frequência conforme as mudanças climáticas se intensificam. Isso torna essas pesquisas relevantes e interessantes.”

INSTITUTO-IRMÃO – O ZMT é o único instituto na Alemanha dedicado especificamente às Ciências Marinhas Tropicais. Apesar de a Alemanha não possuir litoral na região tropical, o instituto foi criado com foco na internacionalização e parcerias com atores em diversas regiões, visando fomentar a pesquisa e políticas públicas em "economia azul", como pesca, aquicultura, energias eólicas offshore e conservação de ecossistemas costeiros e marinhos. As características do ZMT da Alemanha o assemelham bastante ao LABOMAR do ponto de vista de suas missões institucionais.

“Os pesquisadores alemães gostaram do que apresentamos em termos de produção científica, da possibilidade de intercâmbio de alunos e professores e do potencial para captação de recursos europeus e em projetos internacionais”, disse o Prof. Marcelo Soares. A Profª Maria Ozilea Bezerra de Menezes, diretora do LABOMAR, também comentou sobre a vinda dos pesquisadores alemães. “Um dos focos do LABOMAR é a internacionalização. A Alemanha é uma das principais lideranças científicas e econômicas da União Europeia. Portanto, parcerias com a Alemanha são bem-vindas em especial na atual Década dos Oceanos e Década da Restauração dos Ecossistemas (2021-2030)”, abordou.

Também participaram de ações junto aos pesquisadores alemães, em reuniões e visitas a manguezais do litoral do Ceará, diversos professores e pesquisadores do LABOMAR, como Luiz Drude de Lacerda, Alexander Ferreira, Marcelo Moro, Tommaso Giarrizzo, Tatiane Garcia, além de pesquisadores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC, que recentemente recebeu nota 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Fontes: Marcelo Soares e Tallita Tavares, pesquisadores do LABOMAR – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300