Pró-Reitoria de Extensão visita Complexo Cultural Tapera das Artes para discutir pontos de parceria de bolsas para estudantes da UFC

Uma comitiva da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará visitou o Complexo Cultural Tapera das Artes, em Aquiraz, no último dia 22, a fim de conhecer as atividades desenvolvidas e discutir pontos da parceria entre as instituições para musicalização de alunos de escolas públicas daquele município. O projeto faz parte das ações previstas no Programa Artes Capitais, que dispõe de financiamento da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério do Turismo, para a execução de um programa de bolsas de fomento artístico voltado a estudantes da Universidade.

Imagem: comitiva da UFC visita luteria tradicional da Tapera das Artes

Fizeram parte da comitiva a Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão; Lara Capelo, coordenadora de Extensão do Campus do Benfica; Vila Calado, assistente administrativa da Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica; Mayara Cisne, assistente administrava da PREX; e a Profª Liu Man Ying, coordenadora dos projetos de extensão Camerata de Cordas da UFC e Orquestra de Cordas da UFC.

A equipe da Universidade foi recebida com performance artística de membros da Tapera das Artes, que apresentaram o espaço e demonstraram as habilidades musicais e cênicas aprendidas na instituição. Ritelza Cabral, presidente do Conselho Executivo e fundadora do Complexo Cultural, guiou a visita pelas instalações, com foco nas luterias tradicional e experimental, que são laboratórios de produção artesanal de instrumentos musicais.

Confira o vídeo da UFCTV sobre a visita.

O Programa Artes Capitais propõe atividades em três eixos temáticos distintos: artes cênicas, artes plásticas e música. A parceria entre a PREX e a Tapera das Artes contempla o terceiro eixo do Programa, que prevê a introdução de estudantes da UFC que possuam capacidade de tocar instrumentos às atividades de musicalização realizadas pela Tapera da Artes. A intenção é que os bolsistas contemplados no Projeto de Formação em Música recebam formação técnica, sob direção artística e pedagógica da Profª Liu Man Ying, para que desempenhem atividades formativas, turísticas e docentes.

Imagem: apresentação musical de jovens da Tapera das Artes

Fundada há quase 40 anos, a Tapera das Artes é composta por centro cultural, teatro-escola, ateliês de luteria tradicional e experimental, archeteria, parque sonoro e café temático. Os programas e projetos da instituição têm como eixo central a música, atendendo mais de 1.500 crianças e adolescentes. Entre as ações da parceria estão previstas aulas ministradas pelos alunos da UFC a estudantes de escolas públicas do município, utilizando instrumentos musicais fabricados a partir do barro e de objetos recicláveis, todos produzidos na luteria experimental do Complexo Cultural.

“A parceria com a UFC é extremamente importante por conta da chancela acadêmica que dá credibilidade ao que fazemos. Nós fazemos tudo com muito amor, mas é preciso ter esse viés mais profissional e a UFC é capaz de fazer isso. Nós já temos esse diálogo há algum tempo mas agora o abraço é mais harmonioso. Agora temos também a chancela da FUNARTE. É uma benção, um presente divino essa parceria que se forma, porque agora iniciamos um projeto que será um marco na história do Ceará”, comemora Ritelza Cabral.

Imagem: luteria tradicional da Tapera das Artes

ARTES CAPITAIS – O programa tem o objetivo de promover a criação, difusão, produção, inclusão e fruição das artes, propondo o fortalecimento das atividades artísticas educativas e de fomento, relacionadas a música, artes visuais e artes cênicas, nas diversas formas de diálogo entre essas três áreas, abordando, além de estudos técnicos com vistas à formação de profissionais, também a garantia da ampliação da capacidade de funcionamento, através de colaboração entre Universidade Federal do Ceará e Prefeitura de Aquiraz, do Museu de Arte e o Teatro Universitário Pascoal Carlos Magno (TUPA), vinculados à Secretaria de Cultura (SECULT) da UFC, instalados no campus do Benfica, em Fortaleza, e o Complexo Cultural Tapera das Artes, em Aquiraz, contribuindo também significativamente para o fortalecimento do turismo.

O plano de trabalho do Artes Capitais abrange três metas. A primeira delas, voltada para artes visuais e cênicas, consiste em possibilitar a abertura do Museu de Arte e do Teatro Universitário aos fins de semana, visando à democratização do acesso da população aos equipamentos culturais para além do horário comercial. A ampliação do horário, demanda antiga da sociedade, será possível por meio da capacitação de bolsistas para que realizem visitas guiadas e o acompanhamento das atividades dos equipamentos aos sábados e domingos.

Imagem: luteria experimental da Tapera das Artes

As metas dois e três são relacionadas ao Projeto de Formação em Música. “Na meta dois, vamos formar uma Orquestra de Câmera. Essa orquestra será Tapera das Artes e Camerata UFC e irá desenvolver o ensino de instrumentos de cordas tradicionais e experimentais. Na meta 3 iremos desenvolver a musicalização nas escolas públicas de Aquiraz através de instrumentos construídos pela luteria experimental, como instrumentos de corda de cabaça, instrumentos de sopro de PVC, materiais recicláveis”, explica a Prof. Liu Man Ying, coordenadora da ação.