Hospital Universitário da UFC realiza mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele no dia 3 de dezembro

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH, realiza a edição anual do mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele, neste sábado (3). A ação será feita no Serviço de Dermatologia da unidade (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand).

O objetivo do evento é reforçar as orientações sobre medidas de prevenção à doença, com atendimento voltado a pessoas que tenham manchas ou feridas que não cicatrizam, continuam a crescer ou apresentam coceira, crostas, erosões ou sangramentos, que podem ser indicativos do câncer de pele.

Imagem: Cartaz de divulgação da ação de Dezembro Laranja do Complexo Hospitalar da UFC

Haverá distribuição de senhas a partir das 8h para as primeiras 145 pessoas com esse perfil de atendimento. Também serão atendidos outros 255 pacientes previamente agendados pelo serviço de regulação da Secretaria de Saúde de Fortaleza e que já se encontram na fila para atendimento especializado em dermatologia.

"Vamos realizar, também, atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e como suspeitar do câncer da pele, além da distribuição de filtro solar aos participantes", acrescenta o Prof. José Wilson Accioly Filho, chefe do Serviço de Dermatologia do hospital.

O mutirão faz parte do chamado Dezembro Laranja, ação criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, como parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, tipo de câncer mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano.

As atividades do Dezembro Laranja têm o objetivo de informar a população sobre as formas de prevenção e orientar a busca por médicos espacializados para o tratamento da doença, que tem altas chances de cura quando descoberta de forma precoce.

O último mutirão realizado pelo Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário foi em 2019, antes da pandemia de covid-19. Na oportunidade, 500 pessoas foram atendidas e 120 casos suspeitos de câncer de pele identificados.

SERVIÇO

Mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele do Hospital Universitário Walter Cantídio
Quando:
3 de dezembro de 2022
Horário: a partir das 8h (serão distribuídas senhas para as primeiras 145 pessoas com perfil de atendimento que chegarem ao mutirão)
Onde: Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, no prédio Ambulatórios Especializados - Ilhas, ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)
Quem pode participar: pessoa com mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento
Mais informações: Serviço de Dermatologia do HUWC: (85) 3366 8107