Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFC é aprovado; documento valerá de 2023 a 2027

O Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação e Governança Digital (CATI) da Universidade Federal do Ceará aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (6), a nova versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Instituição, que compreenderá o período de 2023 a 2027.

O documento valerá já a partir de janeiro de 2023 e busca contribuir para o alinhamento e o aperfeiçoamento da área de tecnologia da informação e da comunicação (TIC) na Universidade, através do atendimento das demandas da comunidade universitária, desde o nível operacional até o nível estratégico das áreas administrativas e acadêmicas.

Várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa, durante reunião do CATI (Foto: Viktor Braga/UFC)

Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, o PDTIC identifica meios necessários (estratégias, recursos, processos e estruturas) para garantir um desenvolvimento institucional adequado. Seis princípios norteiam o Plano: inclusão, inovação, empreendedorismo, internacionalização, excelência na avaliação e gestão da qualidade.

Todas as unidades da UFC, com exceção do Complexo Hospitalar, são abrangidas pelo documento, que deverá ser revisado anualmente para o realinhamento das necessidades e o acompanhamento das ações.

O reitor Cândido Albuquerque elogiou o trabalho que vem sendo feito pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) nos últimos anos e citou que vários sistemas recentemente desenvolvidos na Universidade têm servido de parâmetro para outras instituições. Ainda assim, salientou a necessidade de aperfeiçoamento permanente nas ferramentas e procedimentos utilizados na UFC.

O superintendente de Tecnologia da Informação da UFC, Prof. Edgar Marçal, explica que o objetivo do PDTIC é prever e nortear o crescimento da Universidade em termos de TIC nos próximos anos. “O Plano atende às necessidades da Universidade como um todo nos aspectos de infraestrutura de TI, sistemas e governança de TIC”, pontua. O gestor acrescenta que a avaliação do plano anterior, que se encerra em 31 de dezembro, foi bastante positiva, com a execução da grande maioria das ações.

DEMANDAS DE TIC – Na reunião do CATI também foi aprovada uma atualização da resolução que regulamenta e disciplina as contratações de soluções de TIC (conhecida como Resolução de Compras de TIC) na Universidade. A atualização ocorreu para adequar a resolução a uma instrução normativa do Ministério da Economia (Instrução Normativa SGD/ME nº 47, de 9 de junho de 2022). O Comitê aprovou ainda o Plano de Dados Abertos da UFC, documento relativo ao acesso à informação que precisa ser atualizado a cada dois anos. Saiba mais sobre dados abertos na UFC.

Ainda sobre aquisições de TIC, foi apresentado um cronograma segundo o qual no dia 15 de dezembro todas as unidades receberão um ofício circular para realização de levantamento de demandas de TIC relativas a 2024. O dia 15 de fevereiro é o prazo final para envio das planilhas de demandas à STI. E no dia 15 de março deverá ocorrer a reunião do CATI para aprovar a proposta de consolidação das demandas de TI da UFC para 2024.

Fonte: Prof. Edgar Marçal, superintendente de Tecnologia da Informação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.