Inaugurado na UFC o primeiro Centro de Atendimento Emergencial às Tartarugas Marinhas do Ceará

Os 573 quilômetros do litoral cearense são cenário não apenas de belas praias, mas também de um frequente problema ambiental: o encalhe de tartarugas marinhas doentes ou acidentadas. Se antes todo o tratamento desses animais costumava ser feito fora de nossas fronteiras, agora o Ceará terá uma alternativa de primeiros socorros. Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (21), na Universidade Federal do Ceará, o primeiro Centro de Atendimento Emergencial às Tartarugas Marinhas do Estado.

O novo equipamento está localizado no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, no município de Eusébio. Ele possui três ambientes: uma sala ambulatorial e laboratorial, área com cozinha e espaço de organização de materiais, além de um setor de estabilização com quatro tanques e uma piscina, onde poderão ser tratadas até cinco tartarugas marinhas simultaneamente (uma adulta, duas subadultas e duas jovens).

Imagem: placa na entrada do Centro de Atendimento Emergencial às Tartarugas Marinhas do Estado.

Participaram da inauguração autoridades e representantes das entidades que farão a gestão compartilhada do centro de tratamento: UFC, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência do Meio Ambiente (SEMACE), Instituto Verdeluz, Corpo de Bombeiros e Batalhão de Polícia do Meio Ambiente.

Veja outras imagens da inauguração do equipamento no Flickr da UFC

Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o equipamento começou a ser planejado pelas instituições há cerca de dois anos e sua criação reflete uma “mudança de postura da humanidade diante do meio ambiente”. Ele enfatizou a união e o diálogo que viabilizaram a inauguração do centro, destacando a parceira com a SEMA.

“Houve muito empenho em unir esforços, em dialogar. E a nossa ideia é não parar por aqui. Se hoje nós conseguimos dar ao Estado essa espécie de ‘UPA’ das tartarugas, queremos que em breve nós possamos ter um hospital completo, para que toda a reabilitação dos animais possa ser feita aqui no Ceará”, destacou o reitor.

Imagem: reitor da UFC discursa na frente de pessoas

A diretora do LABOMAR, Profª Ozilea Bezerra Menezes, afirma que a iniciativa é uma das ações da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Conforme explicou, o projeto teve início na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), passando depois para a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), e agora envolve inúmeras entidades parceiras.

No Brasil, são encontradas cinco espécies de tartarugas marinhas, todas com algum nível de ameaça. Vítimas de problemas que vão desde patologias e ingestão de lixo até acidentes com embarcações ou apetrechos de pesca, as tartarugas encalham diariamente na costa, conforme explica a também professora do LABOMAR Caroline Feitosa, que atuará como coordenadora científica do Centro de Atendimento.

Ao serem resgatados com vida, os animais costumavam ser levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Cetáceos da Costa Branca, no Rio Grande do Norte. “Agora teremos estrutura mais adequada para cuidar desses animais. A ideia é que o centro seja um espaço para primeiros socorros e estabilização das tartarugas. Um local de passagem”, explicou a Profª Caroline.

Conheça o espaço em reportagem da UFCTV:

PARCERIA – Cada instituição envolvida terá um papel nos cuidados com os quelônios, desde o resgate e transporte até o tratamento dos animais. Além de sediar o equipamento, a UFC participará com sua expertise científica, com professores e estudantes de pós-graduação do LABOMAR.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, a expectativa é que o equipamento receba as primeiras tartarugas marinhas em fevereiro de 2023, após a liberação das últimas licenças de operação, previstas para janeiro. A SEMA é financiadora do projeto. Conforme o plano de trabalho do centro, os próximos dois meses serão de capacitação dos profissionais que irão atuar no local e de treinamentos com pessoal de municípios litorâneos do Ceará.

“Esse Centro de Atendimento faz parte de um processo amplo de defesa ambiental. O Ceará é o primeiro estado do Brasil a ter uma Lei do Mar, graças à contribuição dos cientistas-chefes que atuam conosco. O Estado tem agora uma política de proteção animal, com uma coordenadoria voltada para esse tema. Esse centro que inauguramos hoje é mais um passo importante para a proteção de nossa fauna”, afirmou Bruno, também destacando a parceria com as instituições envolvidas.

Imagem: pessoas caminham dentro do equipamento

Além do secretário, do reitor da UFC e da diretora do LABOMAR, compuseram a mesa da solenidade o reitor da UECE, Prof. Hidelbrando Soares; o presidente do Instituto Verdeluz, Eimar Moura Filho; o presidente da Câmara Setorial do Mar da Agência do Desenvolvimento do Ceará, Roberto Gradvohl; o comandante-adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Zélio Menezes; e os representantes da SEMACE, Roberto Cavalcante; do IBAMA, Miller Holanda; e da Capitania dos Portos do Ceará, capitão-tenente Munik Holanda.

Vários pró-reitores da UFC também prestigiaram o evento, como os titulares de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; de Extensão, Profª Elizabeth Daher; de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; e de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar da UFC (LABOMAR) – fone: (85) 3366 7000