Professores do CCA integram equipe do projeto Brasil-França de agroalimentação aprovado pela CAPES

Professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará compõem a equipe que elaborou o projeto Cooperação França-Brasil para a Valorização de Resíduos Agroindustriais, recém-aprovado em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito do Programa Brasil-França Agricultura (BRAFAGRI).

O projeto envolve parcerias entre instituições dos dois países que têm cursos de graduação nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos e agronomia. São elas: UFC: com seus cursos de Engenharia de Alimentos e Agronomia; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Engenharia de Alimentos; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Engenharia de Alimentos e Engenharia Agronômica; École Nationale Vétérinaire Agroalimentaire et de L’Alimentaire (ONIRIS): Ingénieur Agroalimentaire; L’Institut Agro Dijon: Ingénieur Spécialité Agroalimentaire et Agronomie; e AgroParisTech: Ingénieur Agronome et Agroalimentaire.

Imagem: O projeto aprovado vai colaborar na formação de engenheiros-agrônomos e de alimentos que busquem soluções para os problemas relacionados à sustentabilidade na produção agroalimentar (Foto: Freepik)

O tema de pesquisa do projeto, que engloba a valorização de matérias-primas regionais, incluindo aproveitamento de resíduos, é uma área de interesse de todas as instituições envolvidas. As atividades de pesquisa em comum das instituições envolvidas na proposta permitirão que os alunos em mobilidade se beneficiem de uma formação ligada aos problemas atuais do setor, em nível de graduação sanduíche, duplo diploma, estágios e coorientação de trabalhos de conclusão de curso.

Com isso, o projeto pretende colaborar na formação de engenheiros-agrônomos e de alimentos que integrem conhecimentos e conceitos de produtos e processos inovadores, na busca de soluções para os problemas relacionados à sustentabilidade na produção agroalimentar, como consumo de água, consumo de energia, aproveitamento de resíduos e subprodutos agroindustriais, e sustentabilidade social.

Além disso, é intenção do projeto que a formação dos futuros profissionais contemple os aspectos relacionados à saúde, visando considerar o impacto dos alimentos em doenças como obesidade, problemas cardiovasculares e diabetes, buscando aliar a segurança de alimentos à produção de alimentos saudáveis.

Como proposto no projeto, cada aluno selecionado deverá realizar de um a três semestres de formação acadêmica em uma das instituições parceiras, seguido por um estágio em empresa ou centro de pesquisa, sob supervisão da instituição envolvida. Tutores formados por docentes das instituições no Brasil e na França orientarão e oferecerão apoio ao longo da experiência dos bolsistas no exterior.

Conforme previsto, a estrutura da parceria possibilita que cada aluno participante possa ter uma programação detalhada e pessoal por meio da seleção de disciplinas profissionalizantes que permitirão a eles ter uma visão integrada e completa do setor agroalimentar.

De volta às suas instituições de origem, os alunos irão ministrar workshops em eventos promovidos pela equipe proponente, visando disseminar o conhecimento adquirido e trocar experiência com a comunidade acadêmica. Essas atividades integradas vão permitir o desenvolvimento de projetos de pesquisa em rede entre as instituições de ensino superior participantes do projeto.

EQUIPE – A equipe do CCA-UFC que elaborou o projeto Cooperação França-Brasil para a Valorização de Resíduos Agroindustriais é formada pelos professores do CCA Luciana de Siqueira Oliveira, docente do Departamento de Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Júlio César Barbosa Rocha, coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos e docente do Departamento de Engenharia de Alimentos; e Julius Blum, coordenador do Curso de Agronomia e docente do Departamento de Ciências do Solo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo. A coordenação do projeto é do Prof. Marco Di Luccio, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

SOBRE O BRAFAGRI – O Programa BRAFAGRI é uma iniciativa da CAPES, do Ministério da Educação do Brasil, e da Direction Générale de l'Enseignement et de la Recherche du Ministère de l'Agriculture et de la Pêche, com o apoio do Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR) da França. Tem como objetivo fomentar o intercâmbio de estudantes de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária.

Mais informações estão disponíveis no site do CCA-UFC.

Fonte: Profª Luciana de Siqueira Oliveira, do Departamento de Engenharia de Alimentos do CCA – fone: (85) 3366 9750 e 3366 9751 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.