Plataforma Documenta CE disponibiliza primeira visita virtual a equipamentos culturais do Ceará; UFC é responsável pelo projeto

O Programa Cientista-Chefe Cultura disponibilizou a plataforma digital Documenta CE, que possibilita a visita virtual a equipamentos culturais do Ceará. O primeiro tour virtual é no Theatro José de Alencar. A UFC integra o Programa Cientista-Chefe Cultura e é a instituição responsável por realizar a digitalização desses equipamentos.

Imagem: Da frente do Theatro José de Alencar com a logo do projeto Documenta

O Documenta CE tem apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e conta com bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Programa Cientista-Chefe da Cultura tem o objetivo de estabelecer uma equipe permanente de pesquisadores para tratar dos problemas e desafios da gestão pública da cultura. A coordenação-geral é do Prof. da UFC, Custódio Almeida. Iniciado em junho de 2021, conta com dois projetos em execução: Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará, e Tecnologia e Inovação para o Patrimônio Cultural do Ceará. O Documenta CE integra este último projeto e foca na preservação e difusão do patrimônio cultural do Ceará por meio da digitalização de equipamentos culturais e acervos.

Participaram da construção da plataforma os professores da UFCEsequiel Mesquita, Alexandre Arruda e Mylene Vieira, do Campus de Russas; Eugênio Moreira, da Arquitetura; alunos de graduação e pós-graduação, além de colaboradores externos.

O coordenador do projeto, Esequiel Mesquita, professor do Campus Russas, explica que a plataforma Documenta CE tem como principal objetivo disseminar e valorizar o patrimônio histórico e os equipamentos culturais do Estado do Ceará de modo a possibilitar a pessoas que não tenham acesso físico a esses equipamentos possam conhecê-los sem a necessidade do deslocamento

“Num primeiro momento, é relevante porque promove um conhecimento e, portanto, a apropriação dos bens culturais pela população do Ceará. Num segundo momento, ele difunde esses equipamentos culturais e o patrimônio histórico para além das fronteiras do Ceará. E, depois, porque ele possibilita inclusive um maior impacto na educação, porque as escolas públicas, as escolas de modo geral, conseguem fazer uso desses equipamentos como material didático”, explica. Ele ressalta a alta qualidade das imagens na plataforma, o que possibilitará a realização de pesquisas sobre métodos construtivos, pinturas etc.

Através da Documenta CE é possível encontrar também a história e fotos selecionadas dos equipamentos digitalizados. O Prof. Esequiel destaca que, durante o processo de aquisição dos dados para virtualização dos equipamentos, foram coletadas informações importantes sobre a situação atual dos equipamentos. “Nós conseguimos ter registros mais precisos dos elementos estruturais, das pinturas, dos elementos arquitetônicos. Isso, em processos de reabilitação, são fundamentais. Pense muitas vezes que a gente tem levantamentos das plantas de igrejas, do teatro, que em alguns detalhes não condizem totalmente com o que está lá, a realidade. Por conta do próprio viés artístico desses elementos, que são únicos, muito difíceis de reprodução. E a tecnologia de virtualização que nós estamos utilizando possibilita essa captura realística das informações que antes ficariam perdidas nos levantamentos tradicionais”, analisa.

O coordenador do projeto informa que até o fim de fevereiro mais dois equipamentos estarão disponíveis para visita: a Biblioteca Pública do Estado do Ceará e o Museu da Imagem e do Som. São no total oito equipamentos, listados no site

Fonte: Prof. Esequiel F. T. Mesquita, professor do Campus Russas e coordenador do Programa Cientista-Chefe Cultura – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.