Reisado Brincantes do Cordão do Caroá apresenta o Dia de Reis na Reitoria

O Reisado Brincantes do Cordão do Caroá, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, volta a realizar o Dia de Reis na Reitoria, nesta sexta-feira (6), às 18h, depois de dois anos suspenso em razão da pandemia. A tradicional festa que encerra o ciclo natalino no Benfica é aberta ao público e gratuita. A Reitoria da UFC fica na avenida da Universidade, 2853, no Benfica.

O retorno da festa vem com diversas atrações, como outros reisados de Fortaleza e do Cariri, além da Pifarada Urbana, grupo de pifeiros da Capital. “Eles farão uma participação especial durante nossa apresentação”, anuncia o coordenador do Reisado Brincantes do Cordão, mestre Rafael de Paulo.

Imagem: "Dia de Reis na Reitoria é um espetáculo aberto ao público, livre pra todas as idades e que visa trazer todo o encantamento dos festejos dos Reisados do nosso Estado", diz o Mestre Rafael (Foto: Arlindo Barreto)

O 6 de janeiro, conforme a tradição cristã, “ficou marcado como o dia em que os Três Reis Magos (Baltasar, Gaspar e Melchior, também chamado Belchior) visitaram o Menino Jesus levando presentes e fazendo o reconhecimento àquele Ser tão importante que chegava à Terra”, explica ele.

O Cordão do Caroá mantém viva, desde que foi criado em 2003, a importante manifestação popular do reisado, promovendo cortejos pelo bairro do Benfica e apresentações no período de festejos natalinos. Em dezembro, o grupo realizou, no dia 26, o Cortejo de Anunciação, para marcar o nascimento do Menino Jesus.

“Somente durante a pandemia não fomos às ruas nem fizemos nossa tradicional apresentação na Reitoria, mas continuamos realizando nossas apresentações por meio de lives nas redes sociais”, conta o mestre Rafael.

Atualmente o Reisado Cordão do Caroá conta com 20 integrantes, entre alunos e ex-alunos da UFC e outras pessoas da comunidade, de diversas idades, crianças, adolescentes, adultos e idosos. O grupo se reúne para estudos e ensaios durante todo o ano, mas as atividades se intensificam nos meses próximos ao fim do ano, quando se aproxima o Natal, informa o coordenador do reisado.

A pessoa interessada em participar do reisado pode entrar em contato através das redes sociais do grupo (Facebook e Instagram) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., meios em que podem ser obtidas, também, outras informações.

LEIA MAIS –Reisado Brincantes do Cordão do Caroá realiza cortejo natalino no Benfica no próximo dia 26

Fonte: Mestre Rafael de Paulo, coordenador do Reisado Brincantes do Cordão do Caroá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.