Procurar no portal

Desporto Universitário da UFC recebe moção de aplauso da Câmara Municipal de Fortaleza

O Desporto Universitário da Universidade Federal do Ceará recebeu, no fim do ano passado, uma moção de aplauso da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), em referência ao excelente desempenho apresentado nos Jogos das Universidades Federais (JUFs) de 2022, ocorridos de 6 a 9 de novembro, em Natal (RN). De autoria do vereador Júlio Brizzi, a proposição aprovada destacou as conquistas de primeiro lugar nas modalidades de voleibol feminino e basquete masculino e de segundo lugar no voleibol masculino e basquete feminino. A delegação da UFC presente ao torneio contou com 40 integrantes, incluindo atletas e comissão técnica.

Imagem: Equipe de futsal feminino, atletas em posição com auxiliares técnicos dentro de um ginásio com piso azul 

Ao longo do ano, participou das seleções esportivas representando a Universidade um total de 200 atletas oriundos de diferentes cursos de graduação, dos quais 100 bolsistas do Programa de Incentivo ao Desporto, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Em 2022, as equipes disputaram 12 modalidades esportivas nos Jogos Universitários Cearenses, 12 competições de extensão e 6 modalidades na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros, sediados em Brasília (DF), em agosto. 

Os resultados positivos da temporada incluem as vitórias nas finais dos JUFs no futsal feminino e masculino, em Salvador (BA), no mês de junho, feito repetido em agosto no handebol masculino e feminino, em Recife (PE). Os estudantes da UFC também brilharam com medalhas de ouro nos campeonatos cearenses de handebol feminino, em setembro, e de futebol de salão feminino, em dezembro. Encerrando o ciclo de competições, a equipe feminina de basquete 3x3 também se sagrou campeã dos Jogos Universitários do Nordeste, também no mês de dezembro.       

De acordo com o coordenador de Atividades Desportivas da PRAE, Wildner Lins, a moção de aplausos da Câmara Municipal significou um reconhecimento e provocou engajamento esportivo nos estudantes. Ao fazer um balanço das atividades anuais do desporto na UFC, ele reflete sobre o impacto da prática de exercícios físicos e do esporte na vida universitária. “As atividades esportivas contribuem muito para o aperfeiçoamento da formação acadêmica e são muito valorizadas nas grandes instituições internacionais, como também têm sido nos últimos 12 anos na UFC”, avalia. 

Para Wildner, apesar dos dois anos de pandemia, o desporto universitário se adaptou bem à volta da rotina anual de treinamentos e competições, assim que as autoridades sanitárias e a administração superior da Universidade autorizaram o retorno presencial. “A formação de atleta na UFC ocorre de forma diferente, já que não há ingresso na Instituição considerando mérito esportivo, como ocorre nas instituições particulares, o que amplia nossa atuação para iniciação desportiva. A maior parte de nossos estudantes-atletas têm o primeiro contato com o esporte de rendimento na UFC, o que valoriza mais ainda nossos resultados esportivos”, conclui.

Fonte: Coordenadoria de Atividades Desportivas da PRAE/UFC – fone: (85) 3366 7871 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300