Procurar no portal

Luto oficial na UFC: Morre o Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da Instituição de 1995 a 2003, aos 76 anos

A Universidade Federal do Ceará informa, com profundo pesar, o falecimento do Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da UFC entre 1995 e 2003, aos 76 anos, na manhã desta sexta-feira (13). O velório será realizado no Salão Nobre da Reitoria da Instituição (Av. da Universidade, 2853, Benfica), neste sábado (14), de 8h às 16h, com missa de corpo presente às 14h30min. O acesso será aberto ao público. 

O Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC, decretou luto oficial de três dias na Universidade e lamentou o falecimento do ex-gestor máximo da Instituição. "Ele teve uma atuação extremamente importante não só como professor e reitor da Universidade, mas também nacionalmente como presidente do Conselho Nacional de Educação. O Prof. Roberto Cláudio deixa um legado importantíssimo para a educação nacional. E a UFC, neste momento, registra o seu sentimento com muito pesar. Pessoalmente, fico muito triste com essa notícia. O Prof. Roberto Cláudio era uma pessoa com quem eu me aconselhava permanentemente. Ele sempre muito equilibrado, conhecedor profundo da Universidade, da Educação e do Ensino Superior. Então, eu perco um conselheiro com quem sempre conversava", disse o reitor.

Imagem: O Prof. Roberto Cláudio foi reitor da UFC por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2003 (Foto: Arlindo Barreto/UFC)

Roberto Cláudio Frota Bezerra nasceu em Fortaleza, no dia 23 de julho de 1946. É filho de Otacília Frota Bezerra e do Prof. Prisco Bezerra, este um dos arrimos da fundação da UFC – homenageado com a incorporação de seu nome ao Campus do Pici. Obteve o grau de engenheiro-agrônomo pela UFC em 1968 e era especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Casou-se com Maria das Graças Rodrigues Bezerra, ex-servidora da UFC, com quem teve quatro filhos: Prisco Bezerra, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (ex-prefeito de Fortaleza e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará), Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

Ingressou no quadro docente da UFC, através de concurso, em 1970, e atuou no Departamento de Estatística, onde ministrou aulas em diversos programas de pós-graduação. Na Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, foi pesquisador visitante na área de Estatística (1985), e realizou pesquisas sobre o ensino superior na Universidade do Arizona (2006).

Na UFC, foi assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (1979-1983), responsável pela implantação do primeiro projeto internacional de difusão científica e tecnológica voltado ao pequeno produtor rural. Ocupou ainda os cargos de pró-reitor-adjunto de Assuntos Estudantis e pró-reitor de Planejamento.

Eleito reitor da UFC em 1995, foi reconduzido ao cargo em 1999. Foi responsável pela criação, em 29 de dezembro de 1999, da Seara da Ciência, como órgão de divulgação científica ligado diretamente ao Gabinete do Reitor. Durante os oito anos à frente da UFC, o Prof. Roberto Cláudio tomou importantes decisões como a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de ingresso na UFC, o aumento do número de alunos de 11 mil para 21 mil e o início da expansão da Universidade para o interior do Estado, com a criação, em 2001, do Curso de Medicina de Sobral, preâmbulo do que, cinco anos depois, se tornaria o Campus de Sobral.

"Entrei na Universidade segurando a mão do meu pai, o Prof. Prisco Bezerra. Era a década de cinquenta e eu teria oito ou nove anos quando o acompanhei em algumas de suas idas à então Escola de Agronomia (no atual Campus do Pici), que aconteciam nos chamados pontos facultativos, feriados e alguns finais de semana", relembra o Prof. Roberto Cláudio no início do primeiro capítulo do livro Minha universidade, minha vida, intitulado "Primeiros passos no campus". A obra, publicada pela Edições UFC, foi escrita por Roberto Cláudio e pelo professor e jornalista Italo Gurgel, e aborda os principais acontecimentos dos oito anos de reitorado e da relação de mais de 30 anos do protagonista com a Universidade.

De 1998 a 2006, foi membro do Conselho Nacional de Educação, tornando-se, no início do mandato, vice-presidente da Câmara de Educação Superior. Também ocupou a presidência da mesma câmara. Em 2001 e 2002 esteve à frente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses. Foi membro da missão do governo brasileiro na Inglaterra e em Portugal sobre a avaliação e financiamento de Universidade Inglesa e Portuguesa (1996); e do Conselho Assessor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca, na Espanha (2000-2003).

Durante a carreira foi distinguido com as seguintes honrarias: Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara Municipal de Fortaleza (1995); Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, do Ministério da Educação (2002); Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares (2002); Medalha do Mérito Industrial, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Medalha Guimarães Duque, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA) (2003); Medalha Paulo Freire, da Câmara Municipal de Fortaleza (2016); e Prêmio Anísio Teixeira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2016).

Importante personalidade cearense, o Prof. Roberto Cláudio também desenvolveu atividades de consultoria para o Banco Mundial; para o Ministério da Educação, na área de ensino superior; e para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no desenvolvimento do Sistema de Avaliação do Ensino Básico.

Recentemente, atuou como dirigente da Educar Consultoria Ltda, realizando trabalhos, dentre outros, de avaliação das universidades estaduais, para o Governo do Estado do Ceará, e elaboração de programa de desenvolvimento institucional para a rede nacional de Institutos Federais, do Ministério da Educação.

Com informações da obra Minha universidade, minha vida (2017), de Roberto Cláudio Frota Bezerra e Italo Gurgel.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300