BioBanco de amostras biológicas ganha nova estrutura na UFC e se prepara para ampliar colaborações internacionais

A Universidade Federal do Ceará ganhou uma nova estrutura para o armazenamento de amostras biológicas, que são cruciais para o avanço da ciência na área de saúde. O BioBanco da UFC abriga freezers de baixíssima temperatura (de 80 a 150 graus negativos), onde são preservados, com segurança, culturas de células, tecidos e microrganismos como vírus e bactérias para fins de pesquisa.

O BioBanco está localizado no Núcleo de Biomedicina da UFC, no Campus do Porangabuçu. De acordo com o coordenador do equipamento, Prof. Aldo Ângelo Lima, os materiais favorecem estudos avançados em áreas como patobiologia e virulência, contribuindo para descobertas de novos biomarcadores de doenças, diagnósticos, vacinas e tratamentos, incluindo pesquisas sobre o coronavírus.

Imagem: freezers de baixíssima temperatura

Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, antes de ganharem sede própria, os freezers funcionavam em local improvisado, nos corredores do Núcleo de Biomedicina. Em julho de 2022, teve início a criação do novo espaço, com recursos da ordem de R$ 414,7 mil oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O local propiciará mais segurança, melhor manutenção dos equipamentos e maior eficiência na preservação dos materiais.

Veja outras imagens do BioBanco no Flickr da UFC

Na manhã dessa quarta-feira (18), o reitor, acompanhado de comitiva de gestores da UFC, visitou o BioBanco. Na ocasião, ele e o Prof. Aldo conversaram sobre novas demandas de infraestrutura laboratorial e sobre a participação da UFC em editais de financiamento. Os dois terão novo encontro nas próximas semanas, a fim de detalhar ações e ampliar avanços.

Imagem: O coordenador do BioBanco, Prof. Aldo Ângelo Lima, apresenta o equipamento para o reitor, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O BioBanco atende a diversos programas de pós-graduação do Campus do Porangabuçu, como os de Farmacologia, Ciências Médicas e Microbiologia.

Mesmo com o funcionamento anterior em local improvisado, o equipamento já possuía trabalhos em colaboração nacional e internacional. “Com essa melhoria, teremos um controle mais rígido de armazenamento, o que nos favorece a receber amostras de alta periculosidade e enviar materiais para investigações em rede, que permitam ampliar o conhecimento na área da saúde”, explicou o Prof. Aldo Lima.

Fonte: Prof. Aldo Ângelo Lima, coordenador do BioBanco – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.