Procurar no portal

Nota da Reitoria: diálogo institucional com MEC e outras universidades fortalece educação federal 

Imagem: Ministro Camilo Santana (Educação), ao lado do presidente Lula e de equipe do MEC, fala aos reitores da rede federal de ensino em evento no Palácio do Planalto. (Foto: Luis Fortes/ASCOM MEC)

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) participou, nessa quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília, da reunião geral de universidades e institutos da rede federal de ensino superior, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Tendo como pauta principal demandas atuais das universidades e a necessidade de novos investimentos no cenário do ensino superior, a ocasião foi também momento de integrar a nova equipe responsável pela condução do ministério aos dirigentes das instituições que trabalham, diuturnamente, pelo amplo acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para as presentes e futuras gerações de brasileiros.

A alegria de representar a UFC e nosso Estado, ao lado dos caros reitores das demais instituições federais de ensino superior no Ceará, comunica-se com o clima de otimismo e articulação do evento. Testemunhamos, ali, como sentimento predominante, a imprescindibilidade do investimento de energia e recursos na formação de nosso povo. Essa impressão generalizada de que "é para a frente que se anda" reforça a importância de amplo diálogo institucional, aproximação madura e parcerias estratégicas entre as diferentes instâncias de poder para escrever páginas inéditas na história da educação brasileira.

A UFC segue empenhada em continuar com uma relação tranquila, cordial e colaborativa com o Governo Federal, sempre inclinada a disponibilizar a expertise de seus quadros para assessorar o Ministério da Educação (MEC) e as demais pastas, além de gestar de maneira coletiva com as instituições copartícipes da rede federal um novo momento pleno de conquistas.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque 
Reitor 

Prof. José Glauco Lobo Filho 
Vice-reitor 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300