Procurar no portal

Saúde digital passa a ser disciplina obrigatória na FAMED; NUTEDS da UFC é referência na área

A partir de 2023, a saúde digital passa a ser tema de disciplina obrigatória para estudantes que ingressarem na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Até então ofertada em caráter optativo, essa matéria consiste na aplicação de recursos digitais e comunicacionais para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde de pacientes, auxiliando a tomada de decisão por profissionais e gestores da área.

Na UFC, uma das unidades de referência nesse tema é o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), no Campus do Porangabuçu. Na última quarta-feira (23), o núcleo recebeu visita do reitor Cândido Albuquerque e comitiva, quando foram discutidas ações para a ampliação de suas atividades.

O coordenador do NUTEDS, Prof. Luiz Roberto de Oliveira (o primeiro, à esquerda), relatou as ações mais recentes do Núcleo ao reitor Cândido Albuquerque e sua comitiva (Foto: Ribamar Neto/UFC)

De acordo com o coordenador do NUTEDS, Prof. Luiz Roberto de Oliveira, é essencial que profissionais de saúde possam desenvolver competências digitais e informacionais e ter acesso a conhecimentos ligados a segurança da informação, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), prontuário eletrônico, dentre outros.

Menos de um quinto das universidades brasileiras tem uma disciplina de informática em saúde ou de saúde digital. Estamos falando de informação, que é o subsídio essencial para um profissional tomar sua decisão. Ele precisa ter a informação correta no momento certo. Se eu como médico estou no Interior, isolado, e não tenho acesso às informações necessárias, posso atrasar o tratamento do paciente. O uso da tecnologia ajuda muito quando o tempo e a distância geográfica são fatores críticos”, explicou o Prof. Luiz Roberto.

O coordenador do NUTEDS afirmou que, além da disciplina obrigatória na graduação, outra iniciativa importante é a proposta de criação do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Educação em Saúde Digital, que se encontra em análise pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que irá ampliar a formação médica nessa área.

Imagem: Segundo o reitor, o NUTEDS é vocacionado para o diálogo com os municípios (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Durante a visita ao núcleo, o reitor da UFC ressaltou a tradição do NUTEDS para a formação médica e para a melhoria da qualidade da saúde no Ceará e no Brasil. Responsável por ações que visam promover a qualidade dos serviços de saúde e a capacitação dos profissionais por meio das tecnologias digitais, o NUTEDS já formou mais de mil especialistas em seus cursos.

O Prof. Cândido Albuquerque afirmou que, nos próximos dias, buscará interlocução com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará para estabelecer parcerias entre o NUTEDS e prefeituras do Interior, ampliando a formação dos profissionais de saúde que atuam nas cidades. “O NUTEDS é vocacionado para dialogar com os municípios e atuar em parceria com as prefeituras. Fui procurado pelo presidente da associação para estreitarmos as relações entre os municípios e a Universidade e, sem dúvida, a saúde digital será um dos eixos que poderemos trabalhar”, destacou o reitor.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), da Faculdade de Medicina da UFC – fones: (85) 3366 8055 e 3366 8654 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300