Procurar no portal

Palestra sobre assédio moral e sexual nas instituições de ensino abre 2º ciclo de palestras do PDG

Teve início na tarde dessa quinta-feira (26), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o segundo ciclo de palestras do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG). O tema abordado foi “Prevenção e combate ao assédio moral e sexual nas instituições federais de ensino superior (IFES)”, pela procuradora federal da Advocacia-Geral da União, Diana Azin. Na ocasião, ocorreu ainda a apresentação da cartilha Assédio moral e sexual no trabalho – prevenção e enfrentamento na UFC e o lançamento da campanha Discriminação de Gênero: Isso Precisa Parar!

Imagem: mulher loira de óculos com blusa branca segura cartilha Assedio Moral em capa amarela e ao fundo uma plateia de auditório repleta de pessoas.

Compuseram a mesa o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado; a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; a procuradora-chefe da UFC, Profª Janaína Castelo Branco; e a palestrante, Diana Azin. 

Iniciando as falas, a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, destacou a necessidade de transparência na abordagem do tema assédio sexual no ambiente laboral, bem como a implantação de estratégias abrangentes no enfrentamento da questão. “Sabemos que o problema do assédio sexual e moral nas instituições de ensino é um problema estrutural, histórico e cultural, profundamente enraizado e muitas vezes negligenciado em nossa sociedade. Chamamos a atenção para a necessidade de os segmentos acadêmicos abraçarem a discussão, que é de amplo interesse social”, afirmou. 

Em seguida, as servidoras Amanda Nobre de Aguiar e Ernny Coelho Rego, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), apresentaram a cartilha e a campanha alusivas ao tema, enfatizando as ações da pró-reitoria no âmbito da saúde e do bem-estar no trabalho. O Prof. Marcus Vinícius Machado falou logo em seguida, comentando as ações do órgão no combate ao assédio sexual e à discriminação de gênero e classificando tais iniciativas como cruciais dentro da gestão universitária. “Por ser um tema complexo exige todo o nosso cuidado em pensarmos políticas institucionais”, avaliou o pró-reitor. 

O vice-reitor Glauco Lobo parabenizou a PROGEP pela realização do ciclo formativo de palestras e abordou ainda em seu discurso a importância do respeito no convívio. “Temos que exercitar essa palavra respeito e temos que aplicá-la a tudo e a todos, independentemente de como as coisas ou pessoas se apresentam. Esse assunto foca no dia a dia do relacionamento e o assédio tem se ser excluído, pois ninguém pode importunar ou constranger ninguém", declarou.

 Imagem: auditório completo com plateia de costas e ao fundo mesa composta por algumas pessoas sentadas e outras de pé.

PALESTRA – Com vasta experiência em trabalhos de conscientização e prevenção do assédio em instituições, a procuradora Diana Azin redigiu a minuta da Medida Provisória nº 1.140, de 27 de outubro de 2022, que instituiu o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual no âmbito dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e distrital. Trazendo ao público exemplos de IES nas quais atuou, Azin revelou que o maior número de episódios de assédio se dá na relação entre professor e alunas. 

Em um desses locais, que serviu como caso para a elaboração da medida provisória (MP), 100% dos assediadores eram homens e, desses, mais de 70% eram professores. Todas as vítimas eram mulheres, 84% delas estudantes. “O assédio sexual acontece em todo lugar, mas quando acontece dentro de uma instituição de ensino a gente reforça uma cultura”, frisou.

A procuradora também apresentou o dado de que apenas 10% das vítimas conseguem formalizar a denúncia, sendo inadiável uma mudança de comportamento nas instituições e entre os servidores. Azin expôs ainda que 76% das mulheres no Brasil já sofreram violência ou assédio no trabalho. "Não é possível combater o assédio sexual sem o apoio da alta gestão. A notícia boa é que quando a gente o combate conseguimos reverter essa situação nas instituições", disse. 

Imagem: mulher branca de cabelos lisos e escuros fala ao microfone e ao lado homem branco, cabelos grisalhos, com blusa branca faz a interpretação em libras.

DESENVOLVIMENTO DE GESTORES – O Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas voltada para servidores docentes e técnico-administrativos que já são gestores na UFC, ocupando função gratificada (FG) ou cargo de direção (CD), assim como servidores que têm interesse em desenvolver competências na área de gestão universitária. 

 O 2º Ciclo de Palestras ofertará atividades síncronas e presenciais de janeiro a julho deste ano. Será emitido certificado para os servidores que participarem, de forma síncrona, de pelo menos 75% dos eventos do ciclo vigente. Posteriormente, as palestras também serão disponibilizadas no site do programa. 
 
Fonte: Divisão de Formação Profissional da PROGEP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300