UFC se prepara para coletar dados do Censo da Educação Superior; processo é coordenado pela PROGRAD

Começa, na próxima quinta-feira (2), a coleta de dados para o Censo da Educação Superior (CENSUP) 2022. Na Universidade Federal do Ceará, esse processo é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que realizou, na manhã dessa quinta-feira (26), o I Encontro de Auxiliares Institucionais e Interlocutores do Censo da Educação Superior da UFC (I EAIICES).

O CENSUP é um levantamento realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que coleta informações sobre infraestrutura das instituições de educação superior, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Imagem: foto de uma sala de aula com pessoas sentadas nas cadeiras. Ao fundo, três pessoas estão sentadas de frente para as pessoas

Feito em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizada, engloba como unidades de informação instituições de educação superior, cursos, alunos e docentes. Além de oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior, o censo repercute no funcionamento das instituições.

“Essa atividade exige muita organização e responsabilidade, já que temos prazos a cumprir e somos responsáveis pela boa qualidade e fidedignidade dos dados enviados, os quais vão compor a grande base de dados da educação superior. Fornecer dados precisos sobre nossa instituição auxilia a geração de informações fidedignas sobre nossa realidade, o que é fundamental para estudos e análises sobre como melhorar nossa qualidade”, destacou a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro.

Coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD e recenseadora institucional do censo na UFC, a Profª Andréa Soares Rocha da Silva complementa que é fundamental verificar a qualidade dos dados em relação à atualidade, acurácia e completude – e que tudo esteja com a devida comprovação documental administrativa. Os dados são auditados pela Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC).

Por isso, além de apresentar o cronograma e o fluxo de trabalho do CENSUP 2022, o encontro dessa quinta-feira teve também como objetivos apontar recomendações de boas práticas para o processo de coleta de dados e esclarecer eventuais dúvidas da equipe de trabalho.

Parceira no processo de coleta, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) é responsável pelo tratamento dos dados (cruzamento, checagem e categorização). Abelardo Vieira Mota, analista de tecnologia da informação do setor e integrante da comissão de coleta do CENSUP 2022 na UFC, destacou que várias melhorias foram implementadas para facilitar o trabalho, como a criação de sistemas específicos para o gerenciamento de bolsas da Universidade.

EQUIPE – Além da Profª Andréa Soares como recenseadora institucional e coordenadora, sete servidores docentes e técnico-administrativos foram designados para compor a comissão de coleta do CENSUP 2022 na UFC como auxiliares institucionais e outros 19 como interlocutores das unidades administrativas e acadêmicas. A partir deste ano, essa atividade será oficializada e contará como carga horária entre as atividades rotineiras desses servidores.

Alysson Andrade Amorim, professor do Curso de Engenharia de Produção e coordenador de Articulação Intercampi da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), participa pela primeira vez como articulador nessa unidade. A expectativa, segundo ele, é a melhor possível: “Temos um histórico positivo e seguimos avançando com o aprimoramento dos nossos sistemas, que melhora nossa capacidade de fornecer dados de forma confiável e com menos esforço”.

Otimismo é o sentimento de Hilda Luiza Pinheiro Ribeiro, servidora técnico-administrativa da Secretaria de Cultura Artística (SECULT), também pela primeira vez na equipe do censo. “Espero contribuir bastante e ajudar a UFC a conquistar ainda mais espaço e crescer”, diz.

RECONHECIMENTO – Marcizo Veimar Cordeiro Viana, diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da COPAV/PROGRAD e auxiliar institucional do censo na UFC, lembra que a Federal do Ceará foi uma das instituições a realizar a coleta no cronograma previsto, mesmo durante a pandemia de covid-19. Pela pontualidade e qualidade da coleta, a UFC é considerada um exemplo em relação ao censo.

PÁGINA – Para auxiliar os participantes do censo na UFC, reconhecer o trabalho deles e dar publicidade aos dados da Instituição, a PROGRAD divulgará, na próxima semana, uma página na Internet dedicada ao CENSUP.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.