RU em Fortaleza segue com reabertura gradual; atendimento será ampliado a partir do dia 13

A Coordenação do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Ceará, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), informa que os refeitórios dos campi do Benfica, Porangabuçu, LABOMAR e Pici (unidade 2, por trás do Centro de Ciências) terão seu atendimento ampliado a partir do dia 13 de fevereiro. Passarão a ser atendidos alunos de graduação e de pós-graduação que estejam participando de atividades acadêmicas durante o período de férias.

O acesso ocorrerá apenas por meio da aquisição de tíquetes nos guichês de atendimento dos refeitórios (R$ 3,00 por refeição), já que o sistema de acesso por meio dos cartões continuará fechado para os estudantes não vulneráveis até o início do semestre letivo 2023.1, que ocorrerá no dia 13 de março, conforme alteração do Calendário Universitário aprovada pela Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC – a mudança ocorreu devido à necessidade de adequação ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU), recentemente divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Imagem: Estudante segura uma bandeja com um prato de comida em um refeitório do Restaurante Universitário da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Desde o dia 16 de janeiro, as unidades do RU em Fortaleza já estão funcionando. Nesta primeira fase da reabertura, o atendimento está sendo exclusivo para moradores de residências universitárias e estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidos pela PRAE (beneficiários do auxílio-moradia, isentos parciais e totais), além de estudantes isentos pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

A partir do dia 13 de fevereiro, terá início a segunda fase da reabertura, na qual serão atendidos também estudantes que estejam participando de atividades acadêmicas na Universidade.

Posteriormente – no dia 13 de março, com o início do semestre letivo 2023.1 – o sistema de acesso eletrônico por meio dos cartões será desbloqueado e, então, passarão a ser atendidos os demais estudantes veteranos, bem como os alunos novatos e toda a comunidade universitária. Nessa mesma data serão reabertos os refeitórios dos campi do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá e Russas).

ACESSO AO RU – A Coordenação do Restaurante Universitário comunica ainda que, desde o do dia 16 de janeiro, os guichês dos refeitórios de Fortaleza estão funcionando para a emissão de cartões de acesso ao RU (primeira e segunda via) e recarga de créditos.

Vale ressaltar aos estudantes da UFC que a recarga realizada via PagTesouro ou Guia de Recolhimento da União (GRU), disponíveis na página do RU, tem o valor de R$ 1,10 por refeição, enquanto a recarga feita diretamente no guichê dos refeitórios custa R$ 3,00 por refeição.

Os estudantes novatos podem solicitar o cartão do RU nos guichês dos refeitórios após efetivar a matrícula, apresentando um documento de identificação oficial com foto. Contudo, só poderão utilizar os refeitórios a partir do primeiro dia letivo de 2023.1, em 13 de março. Para acessá-los, é obrigatória a apresentação do cartão do RU recarregado e um documento de identificação oficial com foto.

Saiba mais: Recargas de cartões do Restaurante Universitário da UFC passam a poder ser feitas também com pagamentos via Pix e cartão de crédito

Fonte: Coordenação do Restaurante Universitário da UFC – fone: (85) 3366 7441 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.