Procurar no portal

Lançado edital de renovação de bolsas de Iniciação Acadêmica para beneficiados de 2022 em Fortaleza

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará lançou o edital de renovação de bolsas do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica. As inscrições vão de 13 a 24 de fevereiro, através do Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba auxílios e bolsas.

Por se tratar de um edital de renovação, o Edital nº 03/2023 é voltado a estudantes veteranos dos cursos de graduação presencial dos campi de Fortaleza, que foram beneficiários do programa por pelo menos um mês em 2022 e sejam oriundos de famílias com renda bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

Para os estudantes dos campi do Interior (Crateús, Quixadá, Russas, Sobral e Itapajé) e novos e veteranos (sem renovação de bolsa) alunos da UFC em Fortaleza, a previsão é de que seja lançado um outro edital no início do ano letivo, a partir de 13 de março.

Imagem: estudantes reunidos na concha acústica da UFCO Programa de Iniciação Acadêmica faz parte do Programa de Assistência Estudantil da PRAE e visa proporcionar aos estudantes de cursos presenciais de graduação da UFC, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, condições de permanência na Universidade, reduzindo o risco de evasão e propiciando a obtenção de desempenho acadêmico satisfatório. 

Os estudantes contemplados receberão R$ 400,00 mensais para uma carga-horária de 12 horas de atividades semanais, com vigência a partir da publicação do resultado da alocação até o dia 31 de dezembro deste ano, sem prorrogação.

Confira o depoimento da bibliotecária Cainã Viana sobre a importância das políticas de assistência estudantil na Universidade. 

Os bolsistas selecionados serão distribuídos em duas linhas de atuação: UFC Integra, que objetiva o desenvolvimento de projetos que prestarão serviços e estudos à comunidade acadêmica; e Inter Pró-Reitorias, cujos projetos serão desenvolvidos por meio de parcerias com as pró-reitorias de Graduação, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, e Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, já anteriormente cadastrados nessas unidades. Os eixos temáticos de cada linha estão especificados no edital.  

Mais informações estão disponíveis no Edital nº 03/2023, que pode ser acessado no site da PRAE.

Fonte: Divisão de Benefícios e Moradia da PRAE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300