Projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas inscreve para cursos gratuitos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo

O projeto de extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas, da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas até 28 de fevereiro para os cursos gratuitos de violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico. Podem participar crianças a partir de sete anos, adolescentes, jovens e adultos sem limite de idade. Os interessados podem se inscrever pelo formulário eletrônico. Para as turmas iniciantes não é preciso ter conhecimento musical prévio.

Como há limitação do número de vagas por turma, a seleção ocorrerá pela ordem de inscrição. As listas de alunos aprovados e a de suplentes serão publicadas no dia 4 de março de 2023 nas redes sociais do Ensino Coletivo de Cordas da UFC: Facebook (@ensinocoletivodecordas) e Instagram (@ensinocoletivo). Os candidatos não contemplados integrarão uma lista de espera.

Imagem: As aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo são disponíveis para a comunidade em geral (Foto: Freepik)

Os cursos terão início no dia 27 de março próximo, com turmas presenciais e on-line. As presenciais terão aulas no prédio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (Av. da Universidade, 2210, Benfica). No caso das turmas on-line, os alunos receberão por e-mail as orientações para participação das aulas via Google Meet.

REUNIÃO DE CONFIRMAÇÃO – No dia 20 de março, será realizada uma reunião de orientação e confirmação de inscrição, tanto para os alunos presenciais como para as turmas on-line. Quem não participar do encontro será considerado desistente, e os próximos interessados da lista de suplentes serão convocados.

Para os inscritos nas aulas presenciais, a reunião será na sede da Pró-Reitoria de Extensão (Av. da Universidade, 2210, Benfica) e a confirmação da inscrição será feita através da assinatura na lista de presença. Para os inscritos nas aulas on-line, haverá transmissão ao vivo pelo Google Meet e a lista de presença será marcada pelo chat. O link será enviado para o e-mail dos selecionados.

Os horários das reuniões são os seguintes:

14h às 16h – turmas infantis e adolescentes, com presença dos pais ou responsáveis;

18h às 19h30min – turmas adultas.

IMPORTANTE – A coordenação do projeto ressalta que é necessário possuir o instrumento ou adquiri-lo durante o curso, uma vez que a Universidade não dispõe de instrumentos para empréstimo. Se o aluno ainda não comprou o seu instrumento, a recomendação é aguardar para realizar a compra após a reunião obrigatória de orientação.

Dúvidas sobre organização das turmas, instruções sobre compra, tamanho, marcas dos instrumentos e acessórios, contatos de luthiers recomendados para a reforma dos instrumentos, apostilas e partituras utilizadas e demais questões serão respondidas na reunião de orientação.

Fonte: Profª Liu Man Ying, coordenadora do projeto de extensão Ensino Coletivo de Cordas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.