Procurar no portal

UFC realiza solenidade para 129 novos concludentes da Residência Médica do Complexo Hospitalar

Reunidos presencialmente após dois anos de cerimônias virtuais, 129 novos concludentes da Residência Médica do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH tiveram o tão esperado momento de formatura. A solenidade foi realizada na manhã dessa quarta-feira (8), no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

Completando 63 anos de existência em 2023, a Residência Médica do Complexo Hospitalar conta hoje com 33 programas e 13 áreas de atuação.

Abrindo os discursos da cerimônia, a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Profª Annya Costa Araújo de Macedo Goes, parabenizou os formandos, reconhecendo o esforço e a opção dos alunos de se especializar antes de ingressar no mercado de trabalho.

Imagem: Reitor discursa no auditório

“Nosso curso é longo, muitos sacrifícios são feitos”, reforçou a professora. "Acreditem em vocês. Em todo esse percurso, deixem a ética tomar posse do corpo de vocês, respeitem a vulnerabilidade e a esperança do paciente e ajam. Façam o seu melhor”, aconselhou.

Representando os gerentes do Complexo, o gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Renan Magalhães Montenegro Junior, classificou a Residência como “longa jornada de trabalho”. “Com muito estudo e dedicação, vocês encerram essa fase com louvor”, afirmou.

“Esse também é um momento de agradecer aos que estiveram do lado de cá da jornada: não só os concludentes, mas a todos os professores e colaboradores das diversas áreas que fazem a diferença e fazem os programas serem de excelência”, disse ainda o professor.

Veja outras imagens da formatura no Flickr da UFC

ENSINO DE EXCELÊNCIA O Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo, reafirmou o propósito educacional das unidades que o compõem, como o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

“Queremos ensinar com muita excelência para transformar o cuidar e formar profissionais como os que estão hoje aqui sendo formados: especialistas que vão levar o brasão da UFC no peito pra sempre”, disse o superintendente e representante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Ceará.

Imagem: Público em auditório na solenidade

O fortalecimento da Residência Médica do Complexo Hospitalar como programa de especialização foi pauta no discurso do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, aluno da casa durante os anos 1970. “Temos uma história muito rica”, disse. “E nossa residência tem melhorado muito. E isso é fruto de um trabalho árduo e contínuo ao longo do tempo. E isso não poderia ser feito sem a presença de vocês, residentes, os personagens mais importantes desse contexto.”

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS – Finalizando os discursos da mesa solene, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembrou aos residentes agora formados de sua principal missão: o cuidado. “Como é belo ver pessoas dotadas desse sentimento. Ainda tão jovens decidem estudar Medicina com o objetivo de cuidar, tratar bem e dar conforto às pessoas”, pontuou.

“Como reitor da nossa Universidade, eu fico muito feliz de saber que a nossa UFC, com esse corpo docente e técnico, foi capaz de proporcionar a vocês a possibilidade dessa realização pessoal. E que agora se possa entregar à sociedade profissionais especialistas absolutamente qualificados”, afirmou o reitor.

Imagem: Oradora da turma discursa no púlpito

PANDEMIA – O contexto de pandemia de covid-19, que começou logo após o início da turma agora formada, foi relembrado pela discente oradora da turma, a especialista formada pelo Programa de Pediatria da Residência, Érica Fátima Albuquerque de Souza Ramos.

“Aprendemos a valorizar a presença do outro, o abraço apertado, o encontro dos amigos”, afirmou a médica. “Ganhamos em compaixão e descobrimos formas de adequação a essa realidade. Estamos aqui, vencemos.”

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300