Solenidade na B3, em São Paulo, premia soluções tecnológicas de integrantes do programa mandacaru.dev

Foi realizada na tarde de segunda-feira (6), em solenidade na sede da B3, em São Paulo, a premiação dos alunos vencedores dos módulos Cacto e Carnaúba do programa mandacaru.dev, uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará com a B3, Bolsa de valores do Brasil, e as empresas coligadas BLK Sistemas Financeiros, PDtec e Neoway.

Alunos posam para fotografia na sede da B3

No módulo Cacto, voltado para Data Science, foram vencedores os estudantes da UFC: Stefane Adna dos Santos e William Bruno Sales de Paula Lima, do curso de Engenharia da Computação do campus da UFC em Sobral, e Tácio Soares Aguiar, do curso Engenharia de Computação em Fortaleza. Já no módulo Carnaúba, com o tema Conteúdo Desenvolvimento Back-End com Java, venceram os alunos de graduação da UFC: Átila Nóbrega Maia Aires, Luan Ícaro Ferreira Santos, do curso de Engenharia de Computação, e Rodrigo da Silva Freitas, da Ciência da Computação, todos em Fortaleza.

O objetivo do programa, coordenado na UFC pelo Prof. Allyson Araújo, do Campus de Crateús, é fornecer uma capacitação imersiva em tecnologias inovadoras a fim de lapidar talentos do sertão cearense para atuação no mercado financeiro nacional. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer as empresas parceiras e realizar pitches das soluções construídas. “Nesses módulos os alunos se dividem em times e o processo de capacitação deles se pauta na premissa de que as empresas sugerem um desafio e os alunos desenvolvem uma possível solução para posteriormente ser apresentada para uma banca composta por membros das empresas e um docente da UFC. Foi bem interessante para os discentes usufruírem do conhecimento obtido durante a formação acadêmica e se aproximarem do mercado através de empresas de grande porte”, comentou o docente.

O reitor Cândido Albuquerque esteve virtualmente na solenidade e parabenizou os vencedores. “Vocês representam um orgulho para a UFC. Fico feliz de ver que os nossos alunos são capazes de elaborar soluções tecnológicas para a sociedade e trazer respostas às demandas do setor produtivo”, afirmou. Destacou ainda o protagonismo da UFC para o progresso do Ceará. “Somos uma universidade empreendedora, que contribui para o desenvolvimento do estado e esse é o papel que a universidade brasileira hoje está assumindo, que pesquisa, inova e empreende”, declarou.

Imagem do Reitor na tela projetada

O coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Bruno Matos, também marcou presença na solenidade e destacou o impacto do projeto na formação dos estudantes de graduação. “A participação no mandacaru.dev é de fundamental importância no desenvolvimento de habilidades complementares dos estudantes, assim como na preparação para o mercado de trabalho. O projeto garante vivência em temas de alta relevância no mercado, além de gerar conexão dos alunos com profissionais e mentores. É uma ferramenta de transformação social e geração de oportunidades, principalmente para os estudantes do interior do Ceará”.

O evento foi encerrado com o lançamento do projeto pantanal.dev, uma parceria da B3 com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cujos desdobramentos serão alinhados em termos de parcerias com o mandacaru.dev.

Mais informações estão disponíveis no site do mandacaru.dev

Fonte: Prof. Allysson Allex Araújo, docente do Campus da UFC em Crateús e coordenador do mandacaru.dev – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.