Nota da Reitoria: Gestão reprova uso de auditório da UFC para propalar ofensas ao reitor e à comunidade universitária

A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará vem a público externar seu repúdio ao ocorrido, na noite da última quinta-feira (9), nas dependências do Auditório da Reitoria. A situação chegou ao conhecimento da administração por meio de imagens divulgadas via aplicativo de mensagens e preocupa a gestão superior constatar a visível instrumentalização, por parte do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), de um recinto que deveria servir ao compartilhamento de conhecimento da comunidade acadêmica.

Sob o disfarce de um ciclo de debates sobre democracia, cuja palestra inaugural contou com a presença de conferencista da Universidade de São Paulo (USP) e de um pré-candidato à consulta que escolherá o novo dirigente da UFC, a entidade sindical criou um ambiente de ódio no qual foram proferidos ataques de caráter panfletário, com mensagens que ferem a dignidade do reitor, incluindo o uso indevido de sua imagem. De outro lado, o ambiente hostil incentivava o desrespeito às leis em vigor e ao Estado Democrático de Direito. Para promover o seu candidato, a entidade sindical incitou o desrespeito às leis em vigor e ao regime democrático.

Tal atitude macula a finalidade do bem público e leva a administração a tomar medidas enérgicas, como regular de maneira mais severa o usufruto do equipamento e mobilizar sua assessoria jurídica institucional para responsabilizar os promotores e os envolvidos nos atos ofensivos.

Não é razoável que se use o Auditório da Reitoria, lócus institucional notoriamente coletivo, para guarnecer manifestações que, a bem da verdade, são carregadas de conteúdo injurioso e causam potencial dano à honra de terceiros.

São ações que ofendem não apenas a pessoa do atual reitor, mas plantam um sentimento de desestabilização e fechamento ao diálogo, que em nada combina com o rito democrático e com a atmosfera de defesa de ideias do evento de consulta que se avizinha.

Administração Superior da UFC