Reitor realiza visita institucional ao TCU e apresenta ações de transparência, governança e integridade adotadas pela UFC

Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará, liderada pelo reitor Cândido Albuquerque, realizou visita institucional à representação do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará na manhã desta segunda-feira (13). O encontro serviu para ampliar o conhecimento mútuo entre as duas instituições, inclusive com a apresentação das ações de transparência, governança, integridade e a política de risco adotadas pela UFC.

A parceria da Universidade com órgãos de controle, como o TCU, é fundamental para garantir a eficiência e a ética na utilização dos recursos públicos, além de promover a confiança da sociedade nas instituições do Estado.

Imagem: Foto posada das autoridades da Administração Superior da UFC e de representantes do Tribunal de Contas da União

Pelo TCU estavam presentes o secretário da Representação, Alexandre Walraven; e o secretário-adjunto do Tribunal, Roberto Sérgio do Nascimento. Pela UFC, além do reitor, participaram da visita o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o coordenador-geral de Auditoria, Fernando Saulo Nascimento; e a auditora interna, Glícia Santiago.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

O reitor destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), bem como pela Auditoria, pela Secretaria de Governança (SECGOV) e pela Procuradoria da UFC no sentido de desenvolver ferramentas e mecanismos para tornar a administração pública mais transparente e acessível ao público. Para ele, o encontro com o TCU é uma oportunidade para aprimorar os procedimentos internos da Universidade. “Estamos absolutamente abertos para ouvir as orientações de vocês, porque os senhores têm essa expertise”, afirmou o Prof. Cândido.

O secretário Alexandre Walraven, que já havia realizado uma avaliação prévia das informações disponíveis no Portal da UFC, foi apresentado a outros dados disponíveis, como os divulgados pelos Painéis Estratégicos da UFC, página que apresenta os principais indicadores da Universidade em áreas como governança, orçamento, planejamento, gestão de pessoas, assistência estudantil, ensino, pesquisa e extensão. Nos Painéis Estratégicos, o cidadão pode acompanhar o desempenho da UFC nesses quesitos e a gestão eficiente e responsável dos recursos encaminhados pela União.

Walraven destacou que as informações existentes sobre a organização interna da Universidade são muito boas. “Eu já tinha visto (as informações disponíveis no Portal da UFC) e hoje vocês aprofundaram. Percebe-se que está tudo no bom caminho”, resumiu.

Os representantes do TCU também conheceram os manuais de fluxos de processos e de transparência e prestação de contas da UFC, bem como os processos públicos do Sistema Eletrônico de Informações e o plano de continuidade de negócios da Instituição.