Pesquisa da pós-graduação em Ciências Médicas investiga sequelas neurológicas da covid-19; seleção de voluntários está aberta

Será iniciada em março, no âmbito da pós-graduação em Ciências Médicas – vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará –, uma pesquisa que vai investigar possíveis sequelas neurológicas da covid-19. Dor de cabeça, perda de olfato ou paladar, ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), queixas de memória, esquecimento, depressão, ansiedade e insônia estão entre os sintomas pesquisados. Quem quiser participar do estudo como voluntário pode se inscrever. A ideia é que sejam selecionados 200 pacientes.

De acordo com o aluno de doutorado José Wagner Leonel – um dos responsáveis pelo estudo –, os pacientes serão submetidos a uma consulta com um neurologista para avaliação dos sintomas neurológicos pós covid-19.

Imagem: Mão de uma pessoa após a realização de um pequeno furo no dedo para fazer teste de covid-19 (Foto: Viktor Braga/UFC)

Essa consulta inicial ocorre no Ambulatório de Neurologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Na ocasião, são explicados aos pacientes os benefícios da pesquisa, incluindo a oportunidade de realizar exames complementares gratuitos, como ressonância magnética de crânio, polissonografia e exames de sangue, incluindo testes genéticos específicos. Os voluntários selecionados serão acompanhados por um período de dois anos.

“Com essa pesquisa, ajudaremos a esclarecer as possíveis sequelas neurológicas causadas pela covid-19, bem como saber se essas sequelas são transitórias ou permanentes, além de ajudar a determinar se tais decorrências podem aumentar o risco de futuras doenças neurológicas”, explica Leonel.

A equipe responsável pelo estudo é composta por pesquisadores da área de neurologia, radiologia e biomedicina, além de acadêmicos em período de pós-doutorado e de alunos de mestrado e de doutorado, sob orientação do Prof. Pedro Braga Neto, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.

VOLUNTÁRIOS – Podem se candidatar para atuar como voluntários na pesquisa pessoas maiores de 18 anos que tiveram covid-19 confirmada por exame e que, após a infecção, apresentaram dor de cabeça, perda de olfato ou paladar, ocorrência de AVC, lapsos de memória, esquecimento, depressão, ansiedade, insônia ou outros sintomas. Os interessados devem enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (85) 99760 6523 a fim de agendar a consulta inicial.

Fontes: José Wagner Leonel, aluno do doutorado em Ciências Médicas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Pedro Braga Neto, coordenador da pesquisa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.