Pró-Reitoria de Extensão ganha nova estrutura organizacional; conheça as novas coordenadorias

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará teve aprovado, pelo Conselho Universitário (CONSUNI), na reunião do dia 9 de fevereiro, o projeto de mudança de sua estrutura organizacional. Agora, as coordenadorias da PREX estão divididas por processos e produtos, e não mais por localização geográfica (Pici, Porangabuçu, Benfica etc.).

Imagem: Fachada da Pró-Reitoria de Extensão (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O objetivo é melhorar o atendimento à comunidade acadêmica e aumentar a eficiência dos serviços prestados pela PREX. Afinal, com a digitalização das atividades administrativas e as novas dinâmicas organizacionais, a divisão geográfica das coordenadorias vinha perdendo sentido, ampliando a necessidade de um novo organograma.

De acordo com a PREX, na nova configuração aprovada, o trabalho na Pró-Reitoria será otimizado devido a uma maior especialização e integração das coordenadorias, melhor padronização de processos e ausência de sobreposição de atividades.

“Esta nova estrutura organizacional vai elevar a PREX a um novo patamar de gestão e governança, enfatizando a sua importância na Universidade e na sociedade, como via de disseminação e troca de conhecimentos”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher.

Imagem: Novo organograma da PREX (Imagem: PREX/UFC)
As novas assessorias e coordenadorias aprovadas terão as seguintes atribuições:

Assessoria Administrativa: apoio ao atendimento ao público, suporte administrativo à Pró-Reitoria e às coordenadorias, coordenação dos processos de pagamentos de bolsistas, supervisão do patrimônio e elaboração de documentos oficiais.

Assessoria de Gestão e Controle: suporte no planejamento estratégico da PREX, gestão dos indicadores de desempenho e metas, elaboração de relatórios gerenciais, Business Intelligence (BI).

Coordenadoria de Estágio e Empregabilidade (CEEM): prospecção e gerenciamento dos convênios e formalização dos estágios, apoio no desenvolvimento de alunos visando aumentar sua empregabilidade.

Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM): atendimentos no âmbito da atenção primária à saúde, como o cuidado em enfermagem, procedimentos odontológicos e de saúde bucal, vigilância à saúde funcional e assistência fisioterapêutica, dentre outros.

Coordenadoria Seara da Ciência (CSC): realização de ações para divulgação e popularização da ciência, apoio à comunidade acadêmica em demandas relativas às atividades prestadas na Seara da Ciência.

Coordenadoria de Legislação e Captação de Parcerias (COLPAR): suporte à formalização de parcerias, elaboração de normas inerentes à extensão universitária, apoio na captação de recursos para a extensão universitária.

Coordenadoria de Validação das Ações e Acompanhamento de Bolsas (CVAB): gestão do edital de bolsas de extensão, suporte operacional às ações de extensão, suporte técnico do SIGAA extensão, curricularização das horas de extensão.

Coordenadoria de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da Extensão (CAAE): acompanhamento e avaliação das ações de extensão, desenvolvimento das equipes extensionistas, gestão de cursos e eventos de extensão.

Coordenadoria de Promoção e Difusão da Extensão (CPDE): condução dos processos de difusão e divulgação da extensão no ambiente acadêmico e externo à UFC.

A estrutura organizacional aprovada foi construída de forma participativa e vem sendo pensada desde 2019. Neste momento, a PREX funciona em fase de transição, e as equipes extensionistas serão orientadas à medida que os processos mudem de configuração.

No projeto de mudança, foram considerados os principais processos da Pró-Reitoria e os projetos prioritários para a extensão universitária, previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC (PDI).

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: (85) 3366 7452 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.