Procurar no portal

PRAE e PREX articulam capacitação na Língua Brasileira de Sinais via projeto de extensão Clube de Libras

Como parte do objetivo institucional de promover a inclusão em todas as esferas da atuação universitária na Universidade Federal do Ceará, foi aberta na manhã desta terça-feira (28), no auditório da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.

A iniciativa resulta de articulação entre o Clube de Libras, projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PREX), e a PRAE, com apoio do Georreferenciamento dos Surdos do Ceará. Constará de 14 encontros das 9h às 10h, sempre às terças-feiras, até o dia 30 de maio. O treinamento tem como líder o vice-coordenador do Clube de Libras da UFC, Elton Almeida, servidor técnico-administrativo da Biblioteca da Matemática.

Imagem: participantes do evento posam para a foto

A coordenadora do Clube de Libras da UFC, Karen Clark, informa que um total de 30 servidores, entre concursados e terceirizados, se inscreveu para a capacitação, que pretende “fornecer conhecimentos básicos de Libras, bem como apresentar aos participantes informações sobre a comunidade surda, preparando-os para um atendimento mais adequado a este público.”

Do programa do treinamento, fazem parte tópicos como apresentação pessoal em Libras, alfabeto manual, numerais, saudações, profissões, pronomes pessoais e interrogativos, advérbios de tempo, dias da semana, valores monetários, calendário e núcleo família. Além disso, os participantes terão esclarecimentos sobre cursos superiores, campi da UFC, mitos sobre o surdo e a língua de sinais, auxílios estudantis e documentação, e preenchimento de formulários em Libras.

A metodologia usada no treinamento é a da Aprendizagem Cooperativa, criada pelos irmãos norte-americanos David e Roger Johnson, baseada em pilares como a interdependência positiva, responsabilidade individual, habilidades sociais, interação promotora e processamento de grupos e que, no Ceará contou com a colaboração do Prof. Manoel Andrade Neto, que incluiu mais um pilar: o da história de vida, valorizando o conhecimento mútuo entre os participantes.

ACOLHIMENTO – Atualmente a UFC conta com cerca de 120 alunos surdos, e para atender ainda melhor a esse público que recorre à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis foi pensado o treinamento. “De fato é muito importante que a gente tenha um conhecimento, pelo menos básico, para lidar em Libras com a comunidade surda. Nós recebemos muitos alunos na PRAE. Tem aluno que vem conversar com psicólogo, tem os que vão para o restaurante universitário, então é importante que ele seja recebido e acolhido também para você falar com eles na linguagem deles”, ressalta a titular da PRAE, Profª Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro.

Ela acrescenta que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis espera a realização de novas turmas de capacitação em Libras para contemplar mais servidores. “Temos que capacitar nossos servidores para que possamos melhor atender o nosso público”, diz.

A pró-reitora de Extensão, Profª Elisabeth Daher, esteve na abertura do treinamento, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou o impacto que o projeto Clube de Libras da UFC tem exercido no Ceará e fora dele. Ela demonstrou felicidade em ver a participação de servidores de diversas unidades da UFC interessados em aprender Libras.

Entre os inscritos, o servidor Josimar Pinho, do Restaurante Universitário do Campus do Porangabuçu, também expressou satisfação pela realização do curso. Pai de uma menina com autismo, ele contou que já é inserido em iniciativas de inclusão de pessoas com deficiência. Com a oportunidade de conhecer melhor a língua, ele vê ampliar seus horizontes. “A gente fica sabendo como interagir com a comunidade surda não só na Universidade, mas também fora, na sociedade”, considera.

Imagem: A metodologia usada no treinamento é a da Aprendizagem Cooperativa (Foto: Gutiérrez Reges/UFC)

SAIBA MAIS – O Clube de Libras UFC, projeto de extensão da Universidade, começou em 2020. Os objetivos são difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, ao mesmo tempo, abordar as principais características da comunidade surda, enfatizando a importância desse grupo dentro da sociedade e ampliando a visão dos participantes sobre inclusão.

Entre as ações, são articulados grupos de estudo da Libras (clubes) que duram, em média, dois meses e meio, com reuniões semanais. A metodologia de ensino adotada é a Aprendizagem Cooperativa. Considerando as demandas que chegam ao e-mail do projeto, são realizados grupos abertos, para interessados em geral, e grupos restritos, que atendem a perfis específicos de participantes e de conteúdo programático.

Outras atividades são promovidas. A mais recente, lançada na semana passada, foi a criação do Núcleo de Ações voltadas à Inclusão da Pessoa Surda (NAIPS) visando ampliar as iniciativas de inclusão na UFC. A iniciativa conta com parceria entre a PREX e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Vai atuar em contato permanente com outras unidades da UFC, tais como a Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) e PRAE, além de entidades externas, nos termos firmados em acordo específico.

O Núcleo também contará com a experiência do programa extensionista Núcleo Rondon na UFC, com os projetos de extensão Clube de Libras UFC e Georreferenciamento dos Surdos do Ceará (GeoSurdosCE), além do projeto de inovação Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda (CENOPS UFC), estabelecendo ações variadas de sensibilização a respeito da Comunidade Surda e de estímulo ao aprendizado de Libras.

Fontes: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e Projeto Clube de Libras, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300