Procurar no portal

Agência UFC: Pesquisador desenvolve tecnologia que aumenta a taxa de transmissão de dados na Internet

O pesquisador Almir Wirth Lima Júnior, em estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM) da Universidade Federal do Ceará, e seu orientador, o Prof. Sérgio Sombra, desenvolveram uma tecnologia que permite aumentar a taxa de transmissão de dados na Internet e reduzir a latência, tempo que os dados levam para percorrer de um ponto a outro na rede mundial de computadores.

O objetivo da nova memória é reduzir a latência na rede

A latência cresce quanto maior for a distância entre os equipamentos e quanto maior o número de pontos de rede a serem percorridos por um pacote de dados. Com o crescimento acelerado do tráfego de dados na rede mundial de computadores, ela é um desafio potencial para a área de telecomunicações. Para avançar nessa fronteira, os pesquisadores criaram uma memória DRAM nanofotônica baseada em grafeno.

O que isso significa? Que eles desenvolveram uma memória que lê e grava dados a partir da luz (daí o nome “fotônica”), só possível porque foi construída a partir do grafeno, o material mais fino do mundo. E isso faz uma diferença enorme na hora de transmitir os dados pela rede.

A patente é o assunto da reportagem desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica e tecnológica da Universidade. A matéria explica o que isso tudo pode impactar na hora em que você participar de um jogo multiplayer na rede ou quando for assistir a um filme em alta definição por streaming. 

Fonte: Pesquisador Almir Wirth Lima Júnior, vinculado ao Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300