Faculdade de Direito celebra 120 anos de criação nesta quarta-feira (1º) com lançamento de livro

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (FADIR/UFC) comemora 120 anos de criação nesta quarta-feira (1º) como uma importante efeméride da história da educação cearense. A data faz referência à cerimônia que instalou a então Faculdade Livre de Direito do Ceará, a mais antiga instituição civil de ensino superior do estado, ocorrida em 1º de março de 1903 na Assembleia Legislativa, à época sediada no prédio atualmente ocupado pelo Museu do Ceará, no Centro de Fortaleza.

Para marcar as celebrações, será lançado o livro Faculdade de Direito: 120 anos (1903-2023) no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), às 19h. A entrada é franca.

Imagem: capa do livro dos 120 anos da Faculdade de Direito no fundo cinza

A obra, organizada pelos jornalistas Cristiane Pimentel e Marco Fukuda, servidores técnico-administrativos lotados na Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), traça uma breve retrospectiva histórica com o intuito de marcar o centésimo vigésimo aniversário da “Salamanca cearense”, como é carinhosamente apelidada a Faculdade de Direito da UFC.

Publicado pela Imprensa Universitária, o livro é dividido em três capítulos: Faculdade de Direito hoje – referência do ensino jurídico; Faculdade de Direito ontem – pioneirismo e tradição; e Faculdade de Direito amanhã – o desafio de ensinar para o século XXI. Além de reunir fatos e afirmar o legado da FADIR para a política, a economia, a cultura e a sociedade cearense, a publicação exibe uma galeria de fotografias históricas do acervo do Memorial da UFC.

A apresentação do livro Faculdade de Direito: 120 anos (1903-2023) é assinada pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, docente do Departamento de Direito Público e ex-diretor da Faculdade de Direito no período de 2011 a 2019. Na terceira parte do livro, há um artigo do atual diretor da FADIR, Prof. Maurício Benevides Filho, que aborda os desafios do ensino jurídico neste século e as mudanças de diretrizes curriculares a partir das interfaces entre direito e tecnologia.

Imagem: logomarca dos 120 anos da FADIR

SAIBA MAIS – A solenidade de instalação da Faculdade de Direito, em 1903, contou com as presenças do comendador Nogueira Acioli, primeiro diretor da Faculdade e senador eleito, e de integrantes da primeira geração docente da instituição, a exemplo dos professores Antônio Augusto de Vasconcelos, Tomás Pompeu de Sousa Brasil, Joaquim Pauleta, Francisco de Assis Bezerra de Menezes, Sabino Monte, Alcântara Bilhar, Tomás Acioli, Eduardo Studart, Paulino Nogueira e Virgílio Augusto de Moraes.

Criada pela Lei Federal nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, a UFC teve como alicerces da sua constituição a Faculdade de Direito do Ceará (1903), a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará (1916), a Escola de Agronomia do Ceará (1918) e a Faculdade de Medicina do Ceará (1948). O primeiro reitor da UFC, Prof. Antônio Martins Filho, bem como o primeiro vice-reitor, Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado, eram oriundos da Faculdade de Direito.

Atualmente, a FADIR conta com 972 alunos de graduação ativos, nos cursos diurno e noturno, e um quadro funcional composto por 57 professores e 22 servidores técnico-administrativos que atuam nos Departamentos de Direito Público, Direito Privado e Direito Processual. A formação em Direito na UFC, na modalidade de bacharelado, tem duração prevista de cinco anos ou 10 semestres, a partir da integralização de carga horária de 3.712 horas. Desde sua fundação, a Faculdade de Direito formou 10.352 bacharéis.

Fonte: Diretoria da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.