Procurar no portal

Centro de Ciências chega ao cinquentenário como unidade de excelência e realiza solenidade quinta-feira (2)

O Centro de Ciências (CC) da Universidade Federal do Ceará comemora seu cinquentenário de criação com solenidade nesta quinta-feira (2), às 15h, no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira (Bloco 902), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Nestes 50 anos, o Centro de Ciências tem se destacado na formação de recursos humanos qualificados, produção científica, inovação, e contribuído com a internacionalização da UFC.

Uma vasta programação marcará a solenidade, a ser aberta com apresentação da Camerata de Cordas da UFC, sob regência da Profª Liu Man Ying. No roteiro estão previstas também exposição da linha do tempo do CC e homenagem a servidores docentes e técnico-administrativos por serviços prestados, competência e dedicação à unidade acadêmica, em especial à Profª. Judith Pessoa de Andrade Feitosa, que também completa 50 anos dedicados à docência e à pesquisa na UFC.

Imagem: Nesses 50 anos, o Centro de Ciências da UFC já formou mais de 10 mil profissionais nas diversas áreas da ciência, entre bacharéis e licenciados; 3.231 mestres e 1.437 doutores  (Imagem: Design / UFC Informa)

O programa prossegue com a palestra "Filosofia da Ciência", do Prof. Custódio Almeida, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da UFC; descerramento da placa comemorativa dos 50 anos do Centro de Ciências e aposição do retrato do Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, ex-diretor do CC.

A diretora do Centro de Ciências, Regina Célia Monteiro de Paula, relata que o Centro de Ciências da UFC foi instituído em 2 de março de 1973, no reitorado do Prof. Walter Cantídio. O Centro nasceu da união dos então existentes Institutos de Matemática, Física, Química, Geociências e Biologia. Teve como primeiro diretor o Prof. Joaquim Haroldo Ponte. Desde então, o Centro vem cumprindo com destaque sua missão de "gerar, difundir e divulgar o conhecimento em ciências, tecnologia e inovação", enfatiza a diretora.

Localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, o Centro atualmente é integrado por 10 departamentos, 15 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas; 10 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), um doutorado acadêmico em rede, um mestrado acadêmico e três mestrados profissionais. Nesses 50 anos já formou mais de 10 mil profissionais nas diversas áreas da ciência, entre bacharéis e licenciados; 3.231 mestres e 1.437 doutores, como informa a diretora.

Imagem: O Centro de Ciências foi criado a partir da união dos então existentes Institutos de Matemática, Física, Química, Geociências e Biologia (Foto: Memorial da UFC)

ENSINO DE EXCELÊNCIA – A Profª Regina Célia comenta que, no ensino de graduação, o Centro de Ciências “se diferencia por cursos que englobam boa parte do conhecimento científico e atuam em diversas áreas, a saber: Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciência de Dados, Ciências da Computação, Estatística, Física, Geografia, Geologia, Matemática e Química”.

No ensino de pós-graduação, ela destaca que o CC chega aos 50 anos com os seguintes programas de pós-graduação: Bioquímica, Ciência da Computação, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ecologia e Recursos Naturais, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Química e Sistemática, Uso e Conservação de Biodiversidade. Além do doutorado acadêmico em Ensino da Rede Nordeste, do mestrado acadêmico em Modelagem e Métodos Quantitativos e de mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática, em rede, Ensino de Física (ambos em rede), e Matemática, este em rede nacional.

Desse total, cinco programas de pós-graduação obtiveram nota de excelência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São eles os de Física e de Matemática, com nota máxima (7), e os de Bioquímica, Geografia e Química, com nota 6, em uma escala de 3 a 7.

PRODUTIVIDADE – “O Centro de Ciências caracteriza-se pela excelência de seus pesquisadores, vários sendo bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), correspondendo a 35% do total de docentes do CC, e 33% do total de bolsistas da UFC, com destacada atuação e reconhecimento na comunidade científica. A inserção internacional é uma busca incessante no Centro de Ciências”, destaca a diretora.

Na linha da internacionalização e como resultado da alta qualificação de seus pesquisadores, o Centro de Ciências, segundo a Profª Regina Célia, “mantém uma crescente interação com relevantes centros de pesquisa ao redor do mundo, promovendo, assim, uma visibilidade notória e crescente junto à comunidade científica mundial”.

O alto nível dos docentes também, observa ela, é reconhecido pelo número considerável de professores eméritos, pelos integrantes da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Cearense de Ciências. Além disso, diversos pesquisadores contribuem ainda com entidades governamentais e não governamentais de promoção científica.

Imagem: Pesquisadores do Centro de Ciências se destacam pela produção científica e colaboram para a internacionalização da UFC (Foto: Júnior Panela)

Com relação à produção científica dos pesquisadores do Centro, a Profª Regina Célia afirma que eles acumulam em seus artigos um número considerável de citações. “A produção neste cinquentenário teve uma progressão intensificada ao longo dos anos, totalizando em 11.139 artigos em revistas indexadas. No último ano (2022) foram produzidos 571 artigos, sendo 80% destes classificados nos estratos A da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo 32% no estrato mais elevado (A1). Destes artigos, 111 contaram com colaboradores internacionais (350 pesquisadores) de 43 países de diversas regiões do planeta, demonstrando a forte inserção internacional dos pesquisadores do Centro de Ciências”, detalha ela.

EXPANSÃO – Na trajetória de êxitos do Centro de Ciências cinquentenário, a diretora daquela unidade acadêmica reconhece também o desempenho dos servidores técnico-administrativos que “desenvolvem suas atividades com grande entusiasmo e dedicação, sendo notória a qualificação que esse segmento universitário no Centro de Ciências adquire a cada tempo”, considera ela.

Outra área a ser destacada pela diretora é a da extensão universitária. “Os projetos de extensão estão em expansão no Centro de Ciências, propiciando que o Centro interaja cada vez mais com a sociedade”, diz.

Ao concluir as considerações sobre o cinquentenário do CC, a Profª Regina Célia declara: “O Centro de Ciências conceitua-se, eleva-se, sobrepõe-se e efervesce intensamente, desde sua criação, numa crescente onda de progresso, pautando suas ações em busca da excelência, conjuntamente com a Universidade Federal do Ceará, e anuncia, nos seus cinquenta anos, que está preparado para enfrentar os novos e desafiantes cenários que a ciência prenuncia”.

Mais informações no site do Centro de Ciências da UFC.

Fonte: Profª Regina Célia Monteiro de Paula, diretora do Centro de Ciências – fone: (85) 3366 9785 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300