Procurar no portal

Música e homenagens a servidores marcam solenidade dos 50 anos do Centro de Ciências da UFC

Foi realizada na tarde dessa quinta-feira (2), no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, solenidade alusiva ao cinquentenário do Centro de Ciências (CC) da Universidade Federal do Ceará. As comemorações foram marcadas por homenagens a servidores docentes e técnico-administrativos que fizeram parte da unidade acadêmica nos últimos 50 anos.

Compuseram a mesa da cerimônia o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; a diretora do Centro de Ciências, Profª Regina Célia Monteiro de Paula; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o vice-diretor do Centro de Ciências, Prof. Wandemberg Paiva Ferreira; e a coordenadora dos programas acadêmicos do CC/UFC, Profª Cristina Paiva da Silveira Carvalho. Estiveram ainda como representantes: a Profª Irani Matos, dos departamentos da unidade; o Prof. Yuri Lenon Barbosa Nogueira, das coordenações dos cursos de graduação do Centro de Ciências; a Profª Izaura Cirino Nogueira Diógenes, dos coordenadores de pós-graduação do Centro; e o estudante Felipe Barbosa Rodrigues, do curso de Química, do corpo discente do CC.

Imagem: foto do palco de uma auditório com pessoas em pé atrás de uma mesa de solenidade

O evento teve início com o descerramento da placa em tributo aos ex-diretores do Centro de Ciências da UFC. Localizada na parte externa do auditório, a distinção traz o nome e o período de gestão dos dirigentes do CC, desde o Prof. Joaquim Haroldo Ponte, primeiro diretor, que atuou entre os anos de 1973 e 1976, até a atual diretora, Profª Regina Célia Monteiro de Paula.

Em seguida, houve apresentação do Quarteto de Cordas da UFC, seguida pela fala da Profª Regina Célia Monteiro, que mostrou ao público a linha do tempo do Centro de Ciências, com um resgate dos principais feitos do CC em sua trajetória. “Excelência, pioneirismo e internacionalização definem o nosso Centro de Ciências: o nosso biotério é o primeiro do Norte/Nordeste, a primeira tese de doutorado na UFC foi da pós em Física, somos a unidade que mais oferta vagas para a Universidade, e temos 33% de bolsistas de produtividade da UFC. Sinto-me honrada em trabalhar aqui porque é uma unidade em que todos colaboram para a formação de recursos humanos e para a produção de ciência de qualidade”, destacou.

Imagem: foto de pessoas em pé descerrando uma placa

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Em seu discurso, o reitor Cândido Albuquerque enfatizou a relevância do Centro de Ciências para a pesquisa científica na UFC e no estado do Ceará. “Estamos aqui para comemorar os 50 anos de excelência de uma unidade acadêmica extremamente importante para a nossa Universidade. O prestígio da UFC foi construído a partir do trabalho de professores como os do Centro de Ciências, trabalho esse em que a competência se sobressai pelos resultados. Aqui se produz boa parte da ciência de qualidade do estado do Ceará e cada um do Centro de Ciências faz parte da construção dessa história”, afirmou.

HOMENAGENS — Celebrando os profissionais que contribuem com a história do Centro de Ciências, as comemorações de meio século de atividades da unidade acadêmica contaram com um momento de homenagens a servidores docentes e técnico-administrativos. No total, foram 21 agraciados com placas: Érika Lorena Pereira da Silva (servidora técnico-administrativa da Diretoria do CC); Francisca Soares de Araújo (docente do Departamento de Biologia); Maria Rivaldina Carmo Dias (servidora técnico-administrativa do Departamento de Biologia); Ana Lúcia Ponte Freitas (docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); Maria Gildemar de Oliveira (servidora técnico-administrativa do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular); Creto Augusto Vidal (docente do Departamento de Computação); Rosely Araújo Silva Barros (servidora técnico-administrativa do Departamento de Computação); João Maurício Araújo Mota (docente do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada); Luísa Cristina Ribeiro Silva (servidora técnico-administrativa do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada); José Evangelista de Carvalho Moreira (docente do Departamento de Física); e Rejane Ramos Coelho (servidora técnico-administrativa do Departamento de Física).

Também foram condecorados: Maria Clélia Lustosa Costa (docente do Departamento de Geografia); Evaldo Monteiro Maia (servidor técnico-administrativo do Departamento de Geografia); Sônia Maria Silva Vasconcelos (docente do Departamento de Geologia); Joel Pedrosa Sousa (servidor técnico-administrativo do Departamento de Geologia); José Afonso de Oliveira (docente do Departamento de Matemática); Andrea Costa Dantas (servidora técnico-administrativa do Departamento de Matemática); Francisco Belmino Romero (docente do Departamento de Química Analítica e Físico-Química); Marcelo da Costa Miranda (servidor técnico-administrativo do Departamento de Química Analítica e Físico-Química); Afrânio Aragão Craveiro (docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica); e Maria do Carmo Chagas Soares (servidora técnico-administrativa do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica).

Imagem: servidores seguram placas comemorativas

Houve ainda mais duas láureas especiais: à professora titular da UFC Judith Pessoa de Andrade Feitosa, docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, com placa alusiva aos seus 50 anos de magistério; e ao servidor técnico-administrativo da Diretoria do CC, Francisco Evandro Martins da Silva, com a Medalha do Mérito Administrativo.

A programação do cinquentenário continuou com a palestra "Filosofia da Ciência", ministrada pelo Prof. Custódio Almeida, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC; e a aposição do retrato do Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, ex-diretor do CC, na sala de reuniões da Diretoria.

SAIBA MAIS – Criado em 2 de março de 1973, no reitorado do Prof. Walter Cantídio, o Centro de Ciências nasceu da união dos então existentes Institutos de Matemática, Física, Química, Geociências e Biologia. Localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, atualmente é integrado por 10 departamentos, 15 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas; 10 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), um doutorado acadêmico em rede, um mestrado acadêmico e três mestrados profissionais. Nesses 50 anos já formou mais de 10 mil profissionais nas diversas áreas da ciência, entre bacharéis e licenciados; 3.231 mestres e 1.437 doutores. Atualmente possui 285 docentes e 140 técnicos administrativos, além de 3.312 alunos com matrículas ativas.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300