Inscrições abertas: PAAP oferta programação de oficinas para estudantes de graduação

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC, divulga a programação de oficinas do semestre 2023.1. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico. As oficinas, voltadas a estudantes de graduação, ocorrem de 7 a 9 de março.

De acordo com os responsáveis, a ação centra-se na inovação da discência para sala de aula, oportunizando reflexões de forma compartilhada com os estudantes por meio de estudos específicos, visando ao protagonismo na formação acadêmica.

Imagem: estudantes conversam

Veja abaixo as informações sobre oficinas que serão ofertadas:

Ferramentas Google (on-line) - 7/3, das 9h às 11h
Resumo: como utilizar, na prática, as principais ferramentas oferecidas pela plataforma Google para auxiliar nos trabalhos individuais e colaborativos.

Cultura Maker: possibilidades para o ensino de matemática (presencial) - 7/3, das 14h às 16h, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra
Resumo: como criar figuras simétricas com animais em movimento, visando a compreensão da simetria de reflexão e identificar e criar figuras simétricas, além de desenvolver a habilidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros aspectos.

Descomplicando o Currículo Lattes: O que é? Para que serve? Como fazer? (on-line) - 8/3, das 9h às 11h
Resumo: Essa oficina espera que os discentes criem o currículo Lattes, efetivem o cadastro na plataforma e conscientizem-se da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (on-line) - 8/3, das 14h às 16h
Resumo: O SIGAA é o ambiente acadêmico disponível para toda comunidade da UFC, visando a comunicação e a relação professoraluno, maximizando os processos de ensino e de aprendizagem. A oficina mostrará o SIGAA como espaço para acompanhar as disciplinas, matrículas, frequência, evasão, além de elucidar o quanto a ferramenta é essencial ao controle dos processos administrativos e da gestão acadêmica.

Resumo Científico (on-line) - 9/3, das 9h às 11h
Resumo: compreender a estrutura e aprender a produzir um resumo científico com todos os elementos científicos que o compõe. Visando o desenvolvendo de habilidades para a elaboração deste elemento pré-textual importante, para que possam participar de eventos acadêmicos que exijam noções básicas de escrita de textos acadêmicos.

Inovação e inclusão com sólidos RA (presencial) - 9/3, das 14h às 16h, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI)
Resumo: Serão trabalhados conteúdos básicos que considerem de forma transdisciplinar a ideia do que é a Realidade Aumentada (RA), visando conhecer, nomear e compreender as propriedades dos poliedros de Platão de forma criativa e dinâmica.

As inscrições devem der feitas por meio de formulário eletrônico.

Fonte: Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.