Inscrições para intercâmbio no Canadá pelo Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) vão até 12/03

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará divulga o edital de seleção para o Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) 2023-2024, que oferta bolsas remuneradas de intercâmbio de curto prazo (quatro a seis meses) a estudantes de graduação e pós-graduação, no Canadá.

Podem participar estudantes de qualquer um dos cursos da UFC que sejam correlatos aos cursos oferecidos pelas seguintes instituições de ensino superior canadenses: Memorial University of Newfoundland e Université du Québec à Montréal. O objetivo é incentivar o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação da UFC e contribuir para a formação acadêmico-profissional dos participantes.

Imagem: Prédio da Université du Québec à Montréal

Os fundos da bolsa – variando de 8.200 a 11.110 dólares canadenses – devem ser usados para cobrir taxas de obtenção de visto ou permissão de estudo ou trabalho; custos da passagem aérea e seguro de saúde; despesas de subsistência, tais como alojamento, serviços públicos e alimentação; custos de transporte terrestre, incluindo passes de transporte público; e aquisição de livros e materiais necessários para a pesquisa ou estudos do bolsista, excluindo computadores e outros equipamentos.

Os documentos para seleção devem ser enviados até o dia 12 de março à PROINTER, conforme orientações do Edital nº 10/2023. No edital também estão divulgados os critérios de elegibilidade, as documentações para inscrições e outras informações relevantes. A publicação do resultado final será no dia 14 de março no site da PROINTER.

Veja vídeo com a coordenadora de Mobilidade Acadêmica da PROINTER, Profª Talita Vasconcelos:

Confira vídeo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque:

ELAP – O programa Emerging Leaders in the Americas (ELAP) oferece oportunidades de intercâmbio de curto prazo a estudantes de graduação e de pós-graduação de IES localizadas na América Latina e no Caribe para realizar estudos ou pesquisa em instituições de ensino superior canadenses. Em 2009, o Governo do Canadá anunciou o Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP) para fomentar o desenvolvimento de recursos humanos através de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que fortalece as relações entre as IES canadenses e as da América Latina e do Caribe.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.