UFC Mundo: Lançado Edital de Mobilidade Acadêmica Internacional, com vagas em 23 universidades de oito países

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará inscreve, até o dia 27 de março, estudantes de graduação interessados na seleção para vagas em mobilidade acadêmica em universidades estrangeiras com as quais a UFC mantém convênio.

O Edital nº 08/2023, denominado Edital de Mobilidade Acadêmica Internacional – UFC Mundo, contempla 23 instituições de ensino superior (IES) em oito países: Alemanha, Canadá, China, Colômbia, Espanha, França, Israel e Portugal.

Imagem: prédio da Universidade do Porto

Entre os objetivos do processo seletivo estão os de enriquecer a formação acadêmica, científica, profissional e cultural de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFC, bem como incentivar o intercâmbio entre a Universidade e as IES estrangeiras conveniadas.

Para se candidatar aos intercâmbios, o interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos; ser estudante com matrícula ativa em curso de graduação da UFC; ter concluído, com aprovação, no ato da inscrição, pelo menos 20% dos créditos necessários para integralização curricular do curso no qual está vinculado na UFC; e estar cursando, no máximo, o penúltimo semestre do seu curso, na data de implementação da mobilidade, entre outros critérios que podem ser conferidos, na íntegra, no item 3 do edital.

Veja vídeo com o coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER, Prof. Rodrigo Rêgo, sobre o edital UFC Mundo:

INSCRIÇÕES – Para fazer a inscrição e o upload dos documentos exigidos no edital, a pessoa interessada deve acessar o Módulo de Mobilidade Estudantil do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (Menu discente > Ensino > Mobilidade Estudantil > Solicitação de Mobilidade Estudantil > Solicitar Nova Mobilidade).

Mais informações sobre o processo seletivo como vagas, critérios de avaliação e classificação, documentação exigida e despesas com o intercâmbio, dentre outras, podem ser acessadas no edital e no site da PROINTER.

Confira vídeo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque:

O titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque, afirma ainda que "esse edital é muito importante para divulgarmos as oportunidades de mobilidade internacional para os alunos da UFC, além de criarmos critérios de ocupação dessas vagas. Acreditamos que esse instrumento fomentará uma maior participação de nossos estudantes neste tipo de atividade".

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.