STI lança Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2023-2027

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará lançou, na manhã desta quinta-feira (9), o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023-2027, documento que busca nortear a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade nos próximos anos. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Imagem: Na ocasião, a analista de TI Evelyne Avelino apresenta datashow

"Esse momento vem para coroar, para mostrar todo esse esforço que a gente vem fazendo. A gente está diariamente pensando no hoje e no amanhã da TI da Universidade. E isso vai para um documento de planejamento, que é o PDTIC", destacou o superintendente da STI, Prof. Edgar Marçal, que aproveitou o lançamento do Plano para homenagear os servidores pelos 52 anos da STI, celebrados em fevereiro passado.

A coordenadora da Administração e Governança em Tecnologia da Informação da STI, Vera Pontes, ressaltou que o PDTIC é um documento "feito a muitas mãos", com a participação da equipe da STI e de outros setores, como da Secretaria de Governança (SECGOV) e das pró-reitorias de Gestão de Pessoas (PROGEP) e de Planejamento e Administração (PROPLAD). "Foi um trabalho feito com muita dedicação, muito zelo", celebrou.

Veja outras imagens do lançamento do PDTIC no Flickr da UFC

Dividido em 12 capítulos, o documento, que será disponibilizado em breve no site da STI, apresenta as motivações e o processo de construção do PDTIC, destacando a estrutura da TI na Universidade e as necessidades institucionais. "Esse documento é responsável pela condução, é um guia, um norteador da TI na Universidade Federal do Ceará. Ele é coadunado com as exigências do Governo Federal, com os órgãos externos, atendendo às necessidades institucionais em um alinhamento perfeito com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)", observou Vera Pontes, lembrando que as discussões para a construção do documento iniciaram em maio do ano passado.

Confira detalhes do PDTIC no vídeo produzido pela UFCTV:

Na ocasião, a analista de TI Evelyne Avelino apresentou as 27 necessidades institucionais da UFC na área de TI que serão priorizadas nos próximos anos, sendo 7 ligadas às áreas de governança e gestão de TI, 9 de infraestrutura de TI e segurança da informação e 11 de sistemas de TI e mídias digitais. "A gente aproveitou o esforço institucional do PDI para colher essas necessidades, escutou a comunidade acadêmica, a experiência dos gestores e os órgãos de controle", afirmou.

Para cada necessidade, o Plano prevê um ou mais indicadores, que serão avaliados a partir de ações planejadas. A versão atual do documento possui 51 indicadores e 146 ações previstas, que podem ser revistas e atualizadas no decorrer da sua execução e da avaliação anual do documento.

Leia mais: Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFC é aprovado; documento valerá de 2023 a 2027

Fonte: Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) – fone: (85) 3366 9999