Pesquisadora da UFC é vencedora de prêmio voltado a mulheres cientistas da América Latina

A pesquisadora Bárbara Maria Ribeiro Guimarães de Oliveira, que atua no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, é uma das vencedoras da terceira edição do programa 25 Mulheres na Ciência: América Latina, promovido pelo grupo americano de tecnologia 3M.

O projeto que Bárbara desenvolve na UFC ‒ em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde ela concluiu seu doutorado ‒ consiste em uma forma inovadora de produzir painéis do tipo OSB (oriented strand board), que são chapas rígidas e resistentes feitas com tiras de madeira, geralmente unidas por material adesivo, que podem ser usadas em paredes, telhados, pisos e lajes, entre outros.

Imagem: planta de mamona

DIFERENCIAIS ‒ São dois diferenciais principais no projeto da pesquisadora. O primeiro é a utilização do bambu como alternativa de matéria-prima às madeiras extraídas de árvores dos grupos pinus e eucalipto, tradicionalmente utilizados na indústria de painéis. A justificativa é que o bambu pode ser um bom substituto para a madeira, por ter características similares a essa, além de apresentar crescimento muito mais rápido se comparado às referidas espécies.

O segundo ponto é que, no projeto, os adesivos geralmente usados na produção, considerados altamente tóxicos, são substituídos por um material feito a partir de microfibras de celulose originadas da torta da mamona, que é o resíduo da extração do óleo das sementes da mamoneira, planta presente em grande quantidade na região Nordeste. Atualmente, a pesquisa está na fase de produção e caracterização dessas microfibras de celulose.

NÃO DESISTIR DA CIÊNCIA ‒ "Essa premiação vem reconhecer a relevância da mulher na ciência, por meio da divulgação do seu trabalho em nível nacional e internacional, fortalecendo assim nossa classe, mostrando nossa luta diária dentro da ciência, em uma sociedade ainda com resquício patriarcal. Esse reconhecimento nos encoraja e nos valoriza, aumentando nossa motivação para nunca desistir da ciência", reforça Bárbara.

Imagem: A pesquisadora Bárbara Maria Ribeiro Guimarães de Oliveira

A cientista desenvolve sua pesquisa na UFC como bolsista de pós-doutorado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela trabalha sob supervisão do Prof. Francisco Murilo Tavares de Luna, do Departamento de Engenharia Química.

A premiação selecionou as 25 mulheres cientistas mais destacadas da América Latina, levando em conta os seguintes critérios: impacto social, potencial direto ou indireto do projeto na América Latina, nível de inovação, viabilidade, maturidade da ideia e experiência das candidatas. Foram premiadas também pesquisadoras do Chile, México, Colômbia e Costa Rica. Do Brasil, foram contempladas outras sete cientistas. Além de terem seus trabalhos divulgados nacional e internacionalmente, as vencedoras foram destaque em um e-book que conta a história de cada pesquisadora contemplada.

Fonte: Bárbara Guimarães, pesquisadora do Departamento de Engenharia Química ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.