Com arte, gastronomia e cultura, Casa de José de Alencar promove I Feira do Zé neste sábado (18)

A Casa de José de Alencar (CJA), centro cultural vinculado à Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC), vai sediar no próximo sábado (18), das 8h às 12h, a primeira edição da Feira do Zé. A classificação indicativa é livre e com entrada franca. A organização da feira receberá doações voluntárias de absorventes íntimos femininos para serem encaminhados para o coletivo Sangue Nosso, que presta assistência a mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social.

Imagem: logomarca da Feira do Zé

A I Feira do Zé reúne extensa programação artística e cultural com atividades de literatura, contação de histórias, música, dança, capoeira, artesanato, gastronomia, economia solidária e ludicidade infantojuvenil. Com ênfase na cultura viva, a feira acolhe saberes, tradições, artes e ofícios em um diálogo aberto e democrático, com o objetivo de cultivar produções socioculturais, estimular a economia criativa e divulgar a cultura cearense.

EXPOSIÇÃO  Durante o evento, estarão abertos para visitas guiadas o Museu Arthur Ramos, com acervo temático de cultura afro-brasileira, a Pinacoteca Floriano Teixeira, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará e a “Casinha” onde nasceu o escritor José de Alencar (1829-1877). No Salão Iracema, o público poderá conferir uma coleção de obras do artista plástico cearense Descartes Gadelha inspiradas no romance Iracema, de Alencar. Doutor honoris causa pela UFC, Gadelha completará 80 anos em junho deste ano e será um dos homenageados da Feira do Zé.

O artesanato e a socioeconomia solidária terão espaço garantido para expor os trabalhos de empreendedores das comunidades do entorno da CJA, oriundos dos bairros de José de Alencar, Curió, Guajerú, Lagoa Redonda, São Miguel, Sapiranga, Sabiaguaba e Cambeba. Haverá barraquinhas de alimentos e produtos da reforma agrária, bem como estandes da Associação dos Orquidófilos do Ceará, exibindo as orquídeas e trazendo informações sobre o cultivo dessas plantas; da Associação de Recicladores do Bairro José de Alencar, com a divulgação desse relevante trabalho socioambiental; e da Associação de Meliponicultores do Ceará, com produtos derivados da meliponicultura que valorizam a importância biológica das abelhas nativas.

APRESENTAÇÕES O pátio externo da Casa de José de Alencar será palco de um aulão gratuito de capoeira, aberto a todas as idades, com 1h30min de duração. O Programa de Música do Instituto Jacques Klein fará uma apresentação instrumental ao ar livre. Também haverá atividades de yoga e meditação com a Casa Coletiva Intiwatana, do movimento Nación Pachamama.

Uma equipe de professores também fará uma contação de histórias voltada para as crianças nas dependências do Museu Arthur Ramos. Ao longo de toda a feira, com mediação de uma bibliotecária, o Pé de Livros traz uma cenografia de uma árvore com livros e espaços adequados para incentivar o hábito da leitura.

A Casa de José de Alencar se localiza na Av. Washington Soares, 6055, no bairro José de Alencar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (85) 3366 9276 e pelo site da CJA.

Fonte: Casa de José de Alencar ‒ fone: (85) 3366 9276